20. “Encruzilhadas”
Orquestra de Jazz de Espinho com
Eduardo Cardinho e José Miguel Moreira
Academia de Espinho – Auditório
“(...) Entre as frases musicais de
grande riqueza harmónica e os momentos mais “free”, a musica a
querer saltar das pautas e a clamar pela grande improvisação, o que
de melhor há a reter em “Encruzilhadas” é o entendimento
perfeito entre o vibrafone de Eduardo Cardinho e a guitarra de José
Miguel Moreira. E não estou a falar de diálogo entre instrumentos,
antes duma relação de complementaridade, de cumplicidade única,
como se cada um deles vivesse de e para o outro (...)”. Tudo para
ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/06/concerto-encruzilhadas.html
19. Patxi Andión
Centro de Artes de Águeda
“(...) “Ai quando eu morrer não
quero / Nem coroas de cravos velhos / Nem ramos de lírios secos /
Que me flagelem os dedos”. Foi assim, em bom português, que Patxi
Andión deu início ao concerto, oferecendo a versão do seu poema
“33 Versos a Mi Muerte” delicadamente traduzido por José Carlos
Ary dos Santos. E foi uma sensação indescritível, aquela voz cava
e única a entranhar-se no corpo, a pôr um aperto no peito e um
sorriso de felicidade na boca de quem sabe que está com os seus
(...)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/09/concerto-patxi-andion.html
18. Lisboa String Trio
Festival Internacional de Música de
Espinho
Biblioteca José Marmelo e Silva
(Jardim Interior), Espinho
“(...) “Variações em Ré”,
desse enorme compositor que foi Francisco Carvalhinho, foi o primeiro
tema interpretado, lançando o concerto numa toada de fado “puro e
duro”, Alfama e Mouraria abertas de par em par, os acordes a
transportarem-nos para “A Severa”, casa onde o compositor
falecido em 1990 muitas vezes terá tocada esta que é uma das suas
mais notáveis composições (...)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/06/concerto-lisboa-string-trio.html
17. Tó Trips & João Doce
WOOL – Festival de Arte Urbana da
Covilhã
Escadinhas do Castelo, Covilhã
“(...) Tocadas em sequência, “Danças
a Um Deus Desconhecido”, “Baía das Negras”, “Cuca”,
“Makumba das Foncas”, “Pedra Lume” e “Migratória”,
músicas extraídas de “Guitarra Makaka”, levaram o público a
viajar por Bolonha e pelo intenso repicar dos seus sinos num quente
final de tarde, a ser “heróis do mar” a caminho do Oriente, a
assistir à vingança do forasteiro de “Era Uma Vez no Oeste”
sobre um renegado Frank, a viúva Jill McBain à espreita, a dançar
em êxtase no terreiro da macumba ou a contemplar do alto Lisboa com
as suas sete colinas (...)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/06/concerto-to-trips-joao-doce.html
16. “Children of the Light”
Ft. Danilo Pérez, John Patitucci e
Terry Lyne Carrington
Casa da Música
“(...) Aquilo que, porventura, mais
impressiona nestes três enormes músicos é a sua cumplicidade e
hegemonia, a sua enorme coesão e audácia. Mesmo nos momentos em que
cada um coloca o seu talento ao serviço do conjunto, é possível
perceber de que forma a sua identidade musical, a sua marca
distintiva permanece intacta (...)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/03/concerto-children-of-light-ft-danilo.html
15. Ricardo Toscano Quartet
Ovar em Jazz 2019
Centro de Artes de Ovar
“(...) Mantendo bem lá no fundo o
fraseado original – e isso é bem patente naquele “fado bailado”
que abre o incrível tema que é “Almería”, nas paisagens
urbanas de "Lament" ou nas sonoridades de “Grito Mudo”,
o voo nas asas do saxofone de Ricardo Toscano a levar-nos à Flórida,
ao cenário de “Noites Escaldantes” e a uma Kathleen Turner como
nunca se viu -, o agrupamento aplicou-se na reinvenção dos temas e
nas suas variações, provando a enorme versatilidade da sua música
e exibindo um gozo único na forma como os instrumentos dialogam
entre si ou se pronunciam a solo (...)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/04/concerto-ricardo-toscano-quartet.html
14. Pérez Cohen Potter Quintet
Festival Internacional de Música de
Espinho
Auditório de Espinho – Academia
“(...) “Lament for Jojo”, escrito
por Chris Potter e baseado numa personagem do romance “Sing,
Unburied, Sing”, de Jesmyn Ward, foi um momento de saborosa
tranquilidade. O concerto é agora um mar de águas calmas onde Pérez
se espraia em notas tímbricas que prolongam a viagem e Cohen e
Potter elevam o diálogo entre os respectivos instrumentos a um
lirismo arrebatado, o contrabaixo de Grenadier a pontuar o conjunto
com os acordes graves do seu contrabaixo. Quanto a Blake, é cada vez
mais um caso à parte neste concerto, assumindo-se como um verdadeiro
líder (...)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/07/concerto-perez-cohen-potter-quintet.html
13. Maria João e Orquestra Jazz de
Matosinhos “Amoras e Framboesas”,
Ovar em Jazz 2019
Centro de Artes de Ovar
“(...) De “Parrots and Lions” (do
álbum “Tralha”, de Maria João e Mário Laginha, publicado em
2004) a “Beatriz”, um tema profundamente poético, escrito por
Edu Lobo e Chico Buarque e cantado já no “encore”, foram
passadas em revista, com a mesma emoção, paisagens sonoras a variar
entre o colorido festivo e o mais profundo intimismo, todas elas
intensa e sublimemente interpretadas (…)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/04/concerto-amoras-e-framboesas.html
12. Rui Massena
Centro Cultural de Lagos –
Auditório Duval Pestana
“(...) Por caminhos novos e
desafiantes, trilhados com rigor, dedicação e paixão, Rui Massena
soube conduzir o público ao longo de uma dezena de temas
instrumentais, transportando-o, sob as asas do sonho, a lugares da
mais pura beleza (...)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/11/concerto-rui-massena.html
11. “Respeitosa Mente”
Ricardo Ribeiro, com João Paulo
Esteves da Silva e Jarrod Cagwin
Casa da Música – Sala Gulhermina
Suggia
“(...) “Depois de Ti”, com letra
de Tiago Torres da Silva e música de Ricardo Ribeiro, foi o tema
escolhido para abrir o concerto e o mínimo que se pode dizer é que,
se as coisas se ficassem por aqui, já teria valido a pena a
deslocação à Casa da Música. Estou a falar duma pérola, uma
composição sublime assente num poema belo e sensível,
absolutamente arrebatador (...)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/05/concerto-respeitosa-mente.html
10. “Aqui Está-se Sossegado”,
por Camané & Mário Laginha
Centro de Artes de Águeda
“(...) Perante uma sala praticamente
lotada, Camané puxou da sua voz, do seu enorme talento
interpretativo, do fado que carrega consigo e, embalado nas teclas de
Mário Laginha, ofereceu momentos sublimes da melhor música e que
viriam a causar uma forte emoção no público (...)”. Tudo para
ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/02/concerto-aqui-esta-se-sossegado-por.html
9. Kronos Quartet
Festival Internacional de Música de
Espinho
Auditório de Espinho – Academia
“(...) Mais do que essa curiosa
sugestão de “visão turva causada pela forte luz que atinge a
retina”, “Zaghlala”, de Islam Chipsy, abriu o concerto com a
proposta implícita de uma viagem musical à volta do mundo, da “new
wave” da música Shaabi, verdadeira instituição cultural do
Egipto, aos “Different Trains” que atravessam a Europa e a
América, peça que valeu ao compositor Steve Reich o Grammy para a
Melhor Composição Clássica Contemporânea em 1989 (…)”. Tudo
para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/07/concerto-kronos-quartet.html
8. Yamandú Costa & Orquestra
Clássica de Espinho
Festival Internacional de Música de
Espinho
Praça Dr. José Salvador, Espinho
“Seguiu-se “Decarisimo”, um tema
de Astor Piazolla e que, graças ao talento de Yamandú Costa,
mostrou como a música do génio argentino se expande ao novo fado,
de tal forma é impossível escutar esta peça sem pensar em Marco
Rodrigues, Ana Moura ou António Zambujo (...)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/07/concerto-yamandu-costa-orquestra.html
7. Stefano Battaglia “Piano Solo”
Ovar em Jazz 2019
Escola de Artes e Ofícios, Ovar
“(...) É uma música densa e austera
– síntese esclarecida de estilos e tradições -, cuja eloquência
descreve abismos imaginários através do som perfeito: um som
ancestral e mágico, sombrio e evocativo, carregado de mil
ressonâncias, repleto de tensões. Sobretudo, de jubilosa poesia!”.
Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/04/concerto-piano-solo.html
6. Lula Pena “Archivo Pittoresco”,
Academia de Espinho – Auditório
“(...) Então levantei os olhos e vi,
sentados ao meu lado, Chico Buarque, Violeta Parra, Atahualpa
Yupanqui, Amália Rodrigues, um trovador medieval e uma ceifeira de
Pias. Todos eles escutavam a cantora e a sua música, um sorriso de
felicidade desenhado nos rostos serenos e muito belos (...)”. Tudo
para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/05/concerto-lula-pena.html
5. Brad Mehldau Trio
Caldas Nice Jazz 2019
Centro Cultural e de Congressos das
Caldas da Rainha
“(...) Prodígio impressionista,
Mehldau acerca-se de uma vasta gama de músicas, tornando-as
totalmente próprias, isolando um momento ou um tema forte de cada
uma das peças, expandindo-o para uma exploração lírica,
absolutamente fascinante. A sua abordagem coesa e emocionalmente
vibrante a uma variedade tão grande de influências constitui, mesmo
para o espectador menos familiarizado com o fenómeno do Jazz, uma
experiência refrescante e profundamente catártica (...)”. Tudo
para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/10/concerto-brad-mehldau-trio.html
4. Maria Gadú “Pelle”
Misty Fest 2019
Casa da Música
“(...) Em nome do nosso direito de ir
e vir, de pensar, de falar, de agir; em nome do nosso direito de
estudar, de aprender, de trabalhar, de se aposentar; em nome do nosso
direito de votar, de escolher, de mudar de ideia e de lutar; em nome
do nosso direito de estar, de permanecer; em nome do nosso direito de
cultuar os 305 povos indígenas brasileiros; em nome do nosso direito
de cultuar as nossas 274 línguas indígenas brasileiras; em nome dos
nossos direitos de casar, de passear por aí com os nossos amores,
sem apanhar, sem ser violentado, sem morrer; em nome do nosso divino
direito de amar... BOLSONARO, NÃO! (...)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/11/concerto-maria-gadu.html
3. Carla Bley “Trios”
Auditório de Espinho – Academia
“(...) O concerto abriu com “Copy
Cat”, um novíssimo tema dividido em três partes e que se estende
por quinze deliciosos minutos, a suavidade do piano a sustentar um
saxofone que se desdobra em acordes lânguidos antes de dar lugar a
uma seção mais ritmada e melódica, o diálogo entre os
instrumentos ancorado no baixo pulsante de Swallow (...)". Tudo
para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/05/concerto-carla-bley-trios.html
2. “An Evening with Avishai Cohen”
Orquestra Sinfónica do Porto Casa
da Música convida Avishai Cohen Trio
Matosinhos em Jazz
Praça Guilhermina Suggia, Matosinhos
Matosinhos em Jazz
Praça Guilhermina Suggia, Matosinhos
“(...) Honrando as suas origens
sefarditas, “Puncha Puncha” e “Morenika” foram temas cantados
em ladino – uma língua que conserva partes próprias do espanhol
medieval final –, num sussurro quente e sensível, a arranhar a
alma de todos os presentes. Intimista e de uma enorme beleza, “Kumi
Venetse Hasadeh” contrastou com um ritmado “Arab Medley”, fusão
de três temas originários do Líbano e da Síria popularizados por
Samira Tawfiq e que nos veio mostrar que, por muito grandes que
possam ser as diferenças que separam os povos, a música aí está
para os unir (...)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/07/concerto-evening-with-avishai-cohen.html
1. Charles Lloyd “Kindred Spirits”
Guimarães Jazz 2019
Centro Cultural Vila Flor, Grande
Auditório
“(...) Neste, como no inicial
“Dream Weaver”, em “Zoltan” ou nos restantes temas oferecidos
ao público por essa lenda viva do Jazz que dá pelo nome de Charles
Lloyd, a nota foi de transcendência. “Kindred Spirits”, concerto
de abertura do Guimarães Jazz 2019, foi todo ele um somar de
momentos prodigiosos, deixando o vasto e esgotadíssimo auditório do
CCVF completamente rendido ao talento e à vitalidade deste “jovem”
de 81 anos (...)”. Tudo para ler em
https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2019/11/concerto-charles-lloyd-kindred-spirits.html
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