Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2019

CONCERTO: "Piano Solo"



CONCERTO: “Piano Solo”,
por Stefano Battaglia
Ovar em Jazz 2019
Escola de Artes e Ofícios, Ovar
13 Abr 2019 | sab | 18:00


Integrando a segunda edição do Ovar em Jazz, teve lugar ao final da tarde do passado sábado um recital de piano de Stefano Battaglia. No lindísimo espaço da Escola de Artes e Ofícios, o pianista interpretou um conjunto de peças de enorme beleza e intensidade, oferecendo aos presentes uma viagem introspectiva por paisagens dos mais diversos matizes, ora áridas e carregadas duma profunda melancolia, ora alegres e radiosas como o raiar de uma nova aurora.

Senhor de uma sólida preparação musical que o levou a destacar-se, desde logo, na esfera clássica, Battaglia mostrou em Ovar o porquê de ser considerado um dos grande pianistas da cena jazzística mundial da actualidade. Aliando a originalidade e o virtuosismo à busca incessante pelas formas mais puras do som e da melodia e a uma sensibilidade artística única, o pianista convidou-nos a cerrar os olhos e a escutar o prolongado eco do trovão no topo dos Alpes ou a pairar na voz do vento por sobre as colinas da Toscânia, a aspirar o aroma da terra vermelha numa tarde de chuva na Sicília, a sentir a terra a tremer em L’Aquila ou a perceber o choro do mar nas praias de Lampedusa.

Num formato feito praticamente apenas de improviso, “Piano Solo” resultou numa experiência sensorial impactante, o público em suspenso ao longo de mais de uma hora. A dimensão estética da música de Battaglia resulta nessa ideia sublime de composição telúrica, a natureza a revelar-se em toda a sua grandeza, não se cansando de estender a mão ao homem, num gesto conciliador mas nunca de libertação. É uma música densa e austera – síntese esclarecida de estilos e tradições -, cuja eloquência descreve abismos imaginários através do som perfeito: um som ancestral e mágico, sombrio e evocativo, carregado de mil ressonâncias, repleto de tensões. Sobretudo, de jubilosa poesia!

Sem comentários:

Enviar um comentário