Páginas

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

CONCERTO: Rui Massena



CONCERTO: Rui Massena
Centro Cultural de Lagos – Auditório Duval Pestana
26 Out 2019 | sab | 21:30


Em véspera de celebração do Dia do Município, Lagos acolheu o pianista e compositor Rui Massena, para um concerto acústico centrado no seu mais recente álbum, “III”, mas onde os seus trabalhos anteriores, nomeadamente esse celebrado e muito auspicioso “Solo”, não foram esquecidos. Num auditório que se revelou pequeno para um público devoto da sua música profundamente harmoniosa e meditativa, o artista apresentou-se ao seu melhor nível, fazendo do momento um imenso poema musical.

Para este concerto, Rui Massena faz-se acompanhar por cordas, com as cristalinas notas do seu piano a serem sublinhadas pelas harmonias desenhadas pela viola de arco de Ana Alves e pelo violino de Rui Moreira, numa apaixonante conversa a seis mãos em torno de um repertório composto por evocativas e românticas peças. Por caminhos novos e desafiantes, trilhados com rigor, dedicação e paixão, Rui Massena soube conduzir o público ao longo de uma dezena de temas instrumentais, transportando-o, sob as asas do sonho, a lugares da mais pura beleza.

Em torno do piano, enquanto voz principal, foi possível perceber todo um universo sonoro igualmente desafiante. O resultado foi um constante navegar por águas serenas e de tons extremamente belos, envolvendo o espectador numa sensação de optimismo e bem estar. Talvez os “puristas” possam lamentar não ter havido aqui uma ideologia claramente identificada com o clássico, com o jazz ou até com o rock. Mas houve - e há - uma ideia de felicidade que é transmitida, uma linguagem musical que se traduz por amor. Que mais se pode querer?

Sem comentários:

Enviar um comentário