Páginas

sábado, 16 de novembro de 2019

CONCERTO: William Tyler



CONCERTO: William Tyler
Auditório de Espinho – Academia
08 Nov 2019 | sex | 21:30


Poderá ser redutor, mas “Country moderno” é aquilo que me ocorre para classificar a música que William Tyler trouxe ao Auditório de Espinho, em mais um concerto outonal de enorme qualidade. Mais do que o título do seu terceiro álbum, lançado em 2016, “Modern Country” é um conceito e uma ideologia, uma visão contemporânea e contemplativa dos Estados Unidos da América nos dias de hoje. Sozinho em palco e socorrendo-se unicamente duma guitarra acústica, Tyler fez da sua música o veículo duma mensagem que aproximou o público duma certa América, ao encontro das pequenas cidades do Sul, onde as privações e muita pobreza envergonhada são o eco das políticas demagógicas e profundamente hipócritas da administração Trump.

Natural de Nashville, a pátria da música country, William Tyler não renega as suas origens. Neste concerto, o artista – que, ironicamente, coloca as suas sonoridades numa “nova era rural” - pôs em palco o seu enorme virtuosismo instrumental, oferecendo um concerto onde a folk e a country music estiveram sempre presentes. As concessões feitas ao blues ou, já na parte final do concerto, ao rock, apenas serviram para reforçar esta ideia, o todo podendo ser descrito como “uma viagem por caminhos e melodias de fantasia e histórias que se transformam em memórias de uma vida”.

Intercalando os temas com agradáveis e descomprometidos momentos de conversa com o público, rindo a bandeiras despregadas quando revelou que os discos que trouxera ficaram retidos na alfândega ou na divertida abordagem à questão da conhecida rivalidade entre o Porto e Lisboa, William Tyler mostrou ser, para além de um excelente músico, uma pessoa estupenda. Da sua música, ficam nas melhores lembranças os acordes do meditativo “Sunken Gardens”, do sedutor “Alpine Star” ou do misterioso “Country of Illusion”, para além da agradável sensação dum tempo de partilha no mais amistoso dos ambientes. O pós-espectáculo teria sido perfeito na companhia de uma cerveja bem bebida com o cantor. Nada que ele não tivesse proposto!

[Foto: Auditório de Espinho – Academia | facebook.com/auditoriodeespinhoacademia/]

Sem comentários:

Enviar um comentário