Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2019

CONCERTO: "Respeitosa Mente"



CONCERTO: “Respeitosa Mente”
Ricardo Ribeiro, com João Paulo Esteves da Silva e Jarrod Cagwin
Casa da Música – Sala Gulhermina Suggia
22 Mai 2019 | qua | 21:30


Após cinco trabalhos de autor que tiveram no fado o denominador comum, Ricardo Ribeiro mudou de registo. Numa Casa da Música praticamente esgotada, “Respeitosa Mente” constituiu uma viragem surpreendente e radical no trajecto do artista, sublinhando a sua extraordinária dimensão enquanto escritor de poemas sensível, autor inspirado de músicas e dono duma voz absolutamente única. Com o pianista João Paulo Esteves da Silva e o percussionista Jarrod Cagwin ao seu lado, Ricardo Ribeiro rompe amarras e estende agora os braços a toda a bacia mediterrânica, levando o público numa viagem pelas toadas berberes e pelo canto gitano, pelos ritmos italianos e, incontornavelmente, pelo cante alentejano e pelo fado também.

“Depois de Ti”, com letra de Tiago Torres da Silva e música de Ricardo Ribeiro, foi o tema escolhido para abrir o concerto e o mínimo que se pode dizer é que, se as coisas se ficassem por aqui, já teria valido a pena a deslocação à Casa da Música. Estou a falar duma pérola, uma composição sublime assente num poema belo e sensível, absolutamente arrebatador. À qualidade invulgar das letras que percorrem este trabalho, não serão alheios os nomes de Pedro Homem de Mello, António Ramos Rosa ou José Carlos Ary dos Santos, mas importa destacar João Paulo Esteves da Silva, autor da maior parte das músicas que se puderam ouvir e, não menos importante, das letras de temas tão belos como “Envoi”, “Atraso” e “O Sítio”.

Num concerto recheado de momentos de enorme intensidade e emoção, destacaria a estreia absoluta de “Estrada Azul”, um poema de Ricardo Ribeiro musicado por João Paulo Esteves da Silva, o instrumental “Naná”, que Ricardo Ribeiro escreveu e dedicou à sua mãe, o arrepiante “As Mondadeiras”, com letra de Francisco Torrão e música de Zeca Torrão e, já no “encore”, o “Canto Franciscano”, baseado no Fado Menor (popular) e com poema de José Carlos Ary dos Santos. Este foi, aliás, um momento muito especial, já que o artista dedicou este fado a uma espectadora que, no decorrer do concerto, protagonizou um dos momentos mais lamentáveis de que tenho memória, ao vaiar o artista e o seu trabalho. Evidenciando um extraordinário “fair play”, Ricardo Ribeiro foi ao encontro do pedido, mostrando que, acima do artista, está uma pessoa com um enorme carácter e um coração do tamanho do mundo. Um senhor!

[Foto: Jarrod Cagwin | facebook.com/jarrodcagwinmusic/]

Sem comentários:

Enviar um comentário