Páginas

sábado, 13 de abril de 2019

CONCERTO: Ricardo Toscano Quartet



CONCERTO: Ricardo Toscano Quartet
Ovar em Jazz 2019
Centro de Artes de Ovar
11 Abr 2019 | qui | 22:00


O quarteto de Ricardo Toscano foi cabeça de cartaz na primeira noite do Ovar em Jazz 2019. Num espaço praticamente despido de público, os poucos presentes tiveram a oportunidade de assistir a um extraordinário momento de jazz, a genialidade do jovem saxofonista e dos restantes membros deste quarteto fenomenal – João Pedro Coelho no piano, Romeu Tristão no contrabaixo e João Lopes Pereira na bateria – a evidenciar-se em composições inspiradas e numa capacidade interpretativa onde o ritmo e a energia se passearam de mãos dadas com o virtuosismo e o improviso.

Apesar do álbum lançado em finais de 2018, este concerto foi quase uma novidade absoluta. Desde logo porque o quarteto não se limitou a reproduzir em palco o trabalho de estúdio, antes fez questão de o vestir de novas roupagens. Mantendo bem lá no fundo o fraseado original – e isso é bem patente naquele “fado bailado” que abre o incrível tema que é “Almería”, nas paisagens urbanas de “Lament” ou nas sonoridades de “Grito Mudo”, o voo nas asas do saxofone de Ricardo Toscano a levar-nos à Flórida, ao cenário de “Noites Escaldantes” e a uma Kathleen Turner como nunca se viu -, o agrupamento aplicou-se na reinvenção dos temas e nas suas variações, provando a enorme versatilidade da sua música e exibindo um gozo único na forma como os instrumentos dialogam entre si ou se pronunciam a solo.

O alinhamento do concerto privilegiou ainda alguns dos grandes nomes do Jazz e que são referências do quarteto, com Coltrane à cabeça, de quem se ouviu “The Promise”, o tema que colocou um ponto final neste noite memorável. Tempo também para escutar Tony Williams e o seu “Hand Jive”, um tema que Miles Davis elevou ao panteão dos imortais, bem como “Stardust”, de Hoagy Carmichael (1927), que todos reconhecemos no trompete de Louis Armstrong ou na voz de Nat King Cole. Provando que não sabe estar parado, Ricardo Toscano trouxe-nos ainda dois trabalhos geniais, assinados por si, e que não têm ainda nome, mas irão ter, seguramente, quando – assim o esperamos – figurarem num próximo trabalho que já se aguarda com ansiedade.

Num gesto de enorme delicadeza, Ricardo Toscano inscreveu algumas palavras na capa do álbum que lhe pedi para autografar. Aí se lê que “isto agora só pode melhorar!”. Não sei se se referia ao Ovar em Jazz e a um processo de crescimento natural que todos os festivais de jazz conhecem, ou se ao seu trabalho, aos seus projectos, anseios e ambição. O menos que se pode dizer, porém, é que a fasquia está muito alta em ambos os casos. Se por um lado a programação do Ovar em Jazz é preciosa, por outro a música de Ricardo Toscano é do melhor que alguma vez se fez no género em Portugal. Só o público teima em não aparecer, frustrando as expectativas de programadores e de músicos. E não tenho a certeza de que, neste particular aspecto, isto possa algum dia melhorar!

[Fotos: facebook.com/ovarcultura/]

1 comentário:

  1. I wish I could have been there. The Ricardo Toscano Quartet play such Heavenly music, absolutely to die for !

    ResponderEliminar