Páginas

domingo, 12 de janeiro de 2020

VISITA GUIADA: Circuito das Fontes


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

VISITA GUIADA: Circuito das Fontes
Orientada por | Joel Cleto
Organização | Águas do Porto
Parque das Águas / Jardins de Nova Sintra
11 Jan 2020 | sab | 15:00


Tendo por mote as “fontes do parque”, a segunda edição do Jardim da Água, evento promovido pelas Águas do Porto, chamou aos Jardins de Nova Sintra um numeroso grupo de interessados que, ao longo do dia, tiveram acesso a um conjunto diverso de actividades. Pinturas faciais, iniciação à Orientação, actuações, projecções, mercado tradicional e visitas guiadas, foram apenas algumas das iniciativas propostas, sob um sol esplendoroso, num espaço arborizado de enorme beleza e com uma vista deslumbrante sobre o rio Douro e toda a corda oriental da cidade do Porto. 

Com a duração aproximada de duas horas, a visita guiada ao “Circuito das Fontes” atraiu cerca de duas centenas de pessoas, saldando-se por um frutuoso momento de aprendizagem e de salutar convívio em torno de memórias históricas e afectivas de todo um património ligado à temática da água. Ao longo de um percurso relativamente curto, Joel Cleto levou os presentes numa viagem entre os inícios do século XVI e os nossos dias, ao encontro de alguns belíssimos exemplares de fontanários e chafarizes, outrora fundamentais na dinâmica da cidade e que, graças ao cuidado e à sensibilidade dos responsáveis camarários, aqui foram sendo instalados entre as décadas de 1930 e 1960, à medida que iam sendo retirados das ruas da cidade.

Contextualizando historicamente a questão do fornecimento de água à cidade do Porto e realçando ser a água canalizada nas nossas casas uma conquista civilizacional com pouco mais de cem anos, o historiador começou por recuar cinco séculos no tempo até ao Largo de S. Domingos, à época a mais vasta praça do burgo medieval. Aí se encontrava um monumental chafariz, onde as gentes da cidade iam beber e abastecer-se para poderem executar as suas tarefas diárias, e que viria a ser substituído em 1845 por um outro, com duas bicas e um tanque com capacidade para 6.500 litros, embelezado por um formoso medalhão em granito com as armas da cidade e que pode ser visto agora à entrada do Parque das Águas. 

Mas nem só a água canalizada ao domicílio veio acelerar o declínio destas peças tão belas quanto úteis, porquanto questões de salubridade e o próprio desenvolvimento urbanístico da cidade determinaram a sua desactivação e remoção. Foi ao seu encontro que a visita prosseguiu, permitindo apreciar, sucessivamente, a Fonte de Cedofeita, a Fonte do Ribeirinho ou dos Ablativos, a quinhentista Fonte do claustro do Mosteiro de S. Bento de Avé Maria (cuja coluna renascentista é um dos primeiros exemplares do género no nosso país), a Arca do Anjo (que servia o Mercado do Anjo, actual Jardim das Oliveiras, junto à Torre dos Clérigos) e a Arca de S. Isidro, a Fonte da Feira dos Carneiros, a 1ª Fonte da Arrábida e ainda um belíssimo exemplar de arte contemporânea, sob a forma de fonte - da autoria de Julião Sarmento e designado “Self-portrait fountain” (Julho de 2017) – e que faz parte da Rota da Água do Mapa de Arte Pública da cidade.

Porque os “caminhos da história” são vastos e ramificados, cada um dos exemplares visitados serviu de pretexto para um conjunto de abordagens paralelas. No seu jeito muito próprio de contar a História, Joel Cleto falou dos aguadeiros que, vindos da Galiza, aqui se estabeleceram e desenvolveram essa actividade, da Compagnie Générale des Eaux por l'Étranger a quem são devidos os primeiros trabalhos de canalização das águas dos rios Sousa e Ferreira para as casas dos portuenses (a “água da companhia”), a imposição do Estado Novo, em 1940, para que o brasão de armas da cidade deixasse de ostentar a coroa e o dragão, as muito recomendáveis Águas Férreas e as “virtudes” de certas águas termais, os bombardeamentos ao Convento de S. Francisco durante o Cerco do Porto, a vasta zona pantanosa sobre a qual foi erigido o Mercado do Bolhão, a 2ª Fonte da Arrábida ou essas verdadeiras “áreas de serviço” que eram o Campo Grande (actual Campo 24 de Agosto) ou o Largo dos Ferradores (actual Praça de Carlos Alberto). Com a visita a chegar ao fim, ficou o convite à participação em novas iniciativas do género, sempre da responsabilidade das Águas do Porto, orientadas por Joel Cleto e com a água a correr ao nosso encontro.

Sem comentários:

Enviar um comentário