“(...) Nesta reunião de três gerações, ligadas entre si por um amor genuíno, a realizadora define o seu lugar e defende-o com a força das emoções. Nele aprende como passado, presente e futuro se organizam num continuum vital, franco, distinto, preciso, definitivo. Nele se revê como ser único e irrepetível que é, oferecendo-se em transparência e pureza através de um objecto-espelho que se “lê” como um poema: doloroso, pungente, libertador (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/11/cinema-metamorfose-dos-passaros.html.
19. EXPOSIÇÃO DE PINTURA: “Deambulaia”, de André Gigante
Centro de Arte de Ovar
16 Jul > 30 Out 2021
“(...) Na pintura de André Gigante percebe-se com nitidez o seu olhar de fotógrafo, a obra como um detalhe, parte reduzida de um todo que se estende para lá da tela, que não está lá, mas está, ao mesmo tempo. Há nela, também, o seu lado de arquitecto, um conceito geométrico muito próprio que se evidencia em matéria de espaço, profundidade e proporção. A isto acrescenta o artista a música, uma das grandes directrizes desta série, na busca de dimensões que façam a ligação entre o racional e o emocional (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/08/exposicao-de-pintura-deambulaia-andre.html.
18. CERTAME: FAZUNCHAR 2021
Figueiró dos Vinhos
14 > 22 Ago 2021
“(...) Co-organizadora e curadora do evento, a Mistaker Maker – Plataforma de Intervenção Artística mostrou-se particularmente ambiciosa nesta edição do FAZUNCHAR, chamando a Figueiró dos Vinhos um conjunto de figuras destacadas no panorama da Arte Urbana a nível mundial. São os casos do argentino Bosoletti, da francesa Perrine Honoré e dos espanhóis Elisa Capdevila e Isaac Cordal, aos quais se devem acrescentar os portugueses Samina, Third e Pantónio. Sete nomes para sete projectos de enorme qualidade e impacto, que se vêm juntar aos projectos das duas edições anteriores e que afirmam a vila e seus arredores como “um caso sério” no panorama dos Festivais de Arte Urbana no nosso País (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/08/certame-fazunchar-21.html.
17. EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Quatro Tempos e Mais Um”, de Alfredo Cunha
Museu Municipal de Espinho / FACE
27 Nov 2020 > 29 Jan 2021
“(...) Abrindo uma janela sobre o mundo que habitamos, em particular sobre o nosso país e a sua diáspora de influência, Alfredo Cunha toca-nos pela sua forma de ver atenta e sensível. Das festas religiosas à vida monástica, das lidas da terra à faina do mar, das grandes massas de gente ao ensimesmamento de quem vive a sós consigo próprio, é a alma da gente que se abre ao nosso olhar, entre rostos e gestos belos e únicos (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/01/exposicao-de-fotografia-quatro-tempos-e.html.
“(...) A componente fantástica de “Titane” é bem evidente no cinema de Ducournau. O facto de Alexia / Adrien sangrar óleo, como parte de um processo biológico de metalização, é uma metáfora fortíssima da desumanização. A realizadora não aspira ao realismo material, mas sim à desconstrução de personagens que convivem com a violência por meio da sexualidade desatada e do machismo presente ao longo do filme (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/11/cinema-titane.html.
“(...) Recusando um revivalismo serôdio, Paulo Praça trata a sua cidade com paixão e enlevo, lembrando que “tem tudo, só não tem comparação”. A jogar à bola com os amigos da rua ou a andar à beira-mar, ouvindo o som das plainas que vem do estaleiro ou vendo o vento norte cortar luas brancas no azul do mar, Praça é cada um de nós, gente da beira-mar que partilha um legado comum que, no amor e na dor, a todos une (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/09/concerto-onde-paulo-praca.html.
14. EXPOSIÇÃO: “À Margem, de Certa Maneira”, de Manuela Pimentel
Maio do Azulejo 2021
Centro de Arte de Ovar
01 Mai > 25 Jun 2021
“(...) Num primoroso trabalho de composição, Manuela Pimentel fala-nos, na sua obra, da passagem do tempo e do seu efeito sobre a matéria. Fala-nos do efémero, na forma de belíssimos painéis que remetem para glórias passadas, ou do presente onde aquilo que damos por adquirido hoje deixou de o ser amanhã. Esta espessura, esta dimensão múltipla, é aquilo que de mais sedutor o trabalho da artista tem para oferecer. É um baile do avesso, uma inquietação. Uma teriaga capaz de reverter qualquer peçonha. “São flores aos milhões entre ruínas, meu peito feito campo de batalha”. É a aprendizagem da liberdade (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/05/exposicao-margem-de-certa-maneira.html.
13. LUGARES: Museu da Água
Aqueduto das Águas Livres, Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, Reservatório da Patriarcal, Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, Galeria do Loreto
“(...) Finalmente, a Galeria do Loreto que acaba de abrir ao público para visitas guiadas e comentadas. Foi uma dessas visitas que tive a oportunidade de acompanhar, num percurso com cerca de 700 metros e que liga o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras e o Reservatório da Patriarcal. O seu traçado, porém, tem uma extensão de 2835 metros e fazia parte do sistema de distribuição de água para importantes chafarizes de Lisboa entre os quais o de São Pedro de Alcântara e o do Loreto que foi demolido em 1853 e que se situava no Largo do Chiado (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/12/lugares-museu-da-agua.html.
12. PALESTRA-CONCERTO: “Válvula”, de António Jorge Gonçalves e Flávio Almeida aka Lbc Soldjah
Cine-Teatro de Estarreja
27 Nov 2021 | sab | 21:30
“(...) Talvez as diferenças entre os pintores primitivos das grutas de Lascaux ou do Vale do Côa e artistas mais recentes como Jean-Michel Basquiat ou Keith Hearing, não sejam tão grandes assim. Talvez a distância entre o trabalho dos grandes muralistas mexicanos como Diego Rivera, Aurora Flores, David Siqueiros ou José Orozco não se afaste assim tanto dos nossos muralistas do pós-25 de Abril ou até de artistas urbanos actuais como Banksy que, com as suas mensagens contestatárias, parecem gritar “Nós Queremos Mudança” (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/11/palestra-concerto-valvula.html.
11. CERTAME: Encontros da Imagem - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais 2021
Braga, Barcelos, Guimarães, Porto e Avintes (vários locais)
17 Set > 31 Out 2021
“(...) Dando continuidade ao projeto iniciado no ano passado, “Génesis 2.1” - tema da edição deste ano dos Encontros - volta a enquadrar e a contextualizar o actual momento pandémico e o confinamento generalizado. Um ano depois, voltamos a reflectir sobre a confusão e o caos gerados, bem como sobre a nossa incapacidade para compreender a desordem das coisas, naquilo que pode ser visto como uma extraordinária oportunidade para que todos encontremos causas comuns e discutamos as melhores soluções para o que deva ser feito (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/10/certame-encontros-da-imagem-de-braga.html.
“(...) Apreciadas no seu conjunto, as obras “permitem estabelecer uma viagem fascinante e muito diversificada entre os anos de 1950 do século passado e a década atual deste século – setenta anos de inesgotável vontade criativa, intensa e sempre rica nas suas propostas, abertura de novos caminhos, reiteração de uma poética de alegria e partilha”, de acordo com as palavras do historiador, crítico de arte, comissário e curador desta exposição, João Pinharanda (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/11/exposicao-de-desenho-uma-vida-desenhada.html.
9. EXPOSIÇÃO: “Obras Gráficas de Francis Bacon”
Galeria WOW, Vila Nova de Gaia
29 Abr > 26 Set 2021
“(...) Face ao desafio que a fotografia representava para as suas obras, Bacon desenvolveu um realismo ímpar que realçou ainda mais a realidade da existência do que a própria representação do real que a fotografia conseguia registar. Fiel às suas palavras, Francis Bacon nunca parou de pintar até ao dia da sua morte, em 1992. De um verdade comovente e de uma beleza tocante, “Obras Gráficas de Francis Bacon” vem inaugurar, de maneira auspiciosa, um espaço apostado na divulgação das interculturalidades e expressões artísticas contemporâneas(...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/09/exposicao-obras-graficas-de-francis.html.
8. EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “O Olhar Comprometido”, de Nicolás Muller
Mostra Espanha 2021
Centro Português de Fotografia
23 Out 2021 > 20 Fev 2022
“(...) Os espaços são inundados pelo preto e branco, ajudando à criação de um sentido documental, emotivo e marcante. Os grandes intervenientes são os trabalhadores, mas há também um grande número de imagens onde as crianças assumem o protagonismo, trazendo na inocência dos seus sorrisos a nota de esperança num mundo mais justo e melhor (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/12/exposicao-de-fotografia-o-olhar.html.
7. EXPOSIÇÃO: “Capturar o Invisível”, de Alberto Giacometti (esculturas) e Peter Lindbergh (fotografias)
MMIPO - Museu da Misericórdia, Porto
15 Abr > 24 Set 2021
“(...) Ordenadas temáticamente, as peças de Giacometti remetem para a “renúncia do modelo” e para a sua “verdade”, tal como para dois dos seus grandes cúmplices (e modelos), a esposa Annette Arm e o irmão Diego, e ainda para “O Homem Que Caminha”, a obra mais conhecida do artista e uma das mais famosas esculturas do século XX. Peter Lindbergh responde a isto com a sua visão única, “encontrando” Giacometti no seu atelier ou confrontando alguns desenhos do artista com retratos seus (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/07/exposicao-capturar-o-invisivel.html.
“(...) Por muitos anos que viva, o Shortcutz Ovar irá sempre guardar a quarta edição como uma das mais desafiantes e épicas da sua história. Ainda menino, “acabado de largar as fraldas”, o certame sofreu as consequências da realidade pandémica com enorme impacto e foi obrigado a ajustar-se a um vasto conjunto de medidas restritivas, muito prolongadas no tempo e que em Ovar se fizeram sentir de forma excepcionalmente gravosa. Às dificuldades surgidas, soube a equipa organizadora responder assertivamente, colocando em campo a sua enorme criatividade, capacidade de trabalho e resiliência e conseguindo, com eficácia, levar a cabo a programação e, sobretudo, manter e reforçar a relação de proximidade com um público generoso e fiel (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/11/cinema-shortcutz-ovar-sessao-55-festa.html.
5. TERTÚLIA LITERÁRIA: “Conversas às 5”, com João Luís Barreto Guimarães
Auditório Doutor Correia de Campos | Centro de Reabilitação do Norte, Valadares
27 Abr 2021 | ter | 17:00
“(...) Fazendo fluir as ideias a um ritmo vertiginoso, João Guimarães ofereceu aos presentes a sua acutilante visão sobre o mundo em que vivemos e a forma como gravitamos em torno uns dos outros, explicando e consubstanciando a extraordinária capacidade de pôr as suas ideias, por palavras simples, em forma de poesia. Grande comunicador, dotado de um sentido de humor muito fino, fez ainda questão de ler alguns dos seus poemas, a ele se juntando outra ilustre convidada, a poeta Aurora Gaia, e ainda um grupo de colaboradores do CRN que, no seu todo, transformaram aquele final de tarde num momento de saber, partilha e emoção deveras único (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/04/tertulia-literaria-conversas-as-5-joao.html.
4. EXPOSIÇÃO: “Deslaçar um Tormento”, de Louise Bourgeois
Museu de Arte Contemporânea de Serralves
04 Dez 2020 > 20 Jun 2021
“(...) Cobrindo um arco temporal de sete décadas, esta grande exposição dedicada ao trabalho de Louise Bourgeois (Paris, 1911, Nova Iorque, 2010) dá a ver um conjunto de obras icónicas realizadas pela artista entre finais dos anos 1940 e 2010. Visitada e revisitada em inúmeras exposições realizadas durantes as últimas décadas em diversos espaços museológicos do mundo inteiro, a vasta e singular obra de Louise Bourgeois lida com temas indelevelmente associados a vivências e acontecimentos traumáticos da sua infância – a família, a sexualidade, o corpo, a morte e o inconsciente – que a artista tratou e exorcizou através da sua prática artística (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/01/exposicao-deslacar-um-tormento-louise.html.
“(...) Os olhares esvaziados potenciam o caos que se abate sobre os ambientes. A profusão de ratos, cobras, galinhas, porcos e outros animais, partilhando com as pessoas um mesmo espaço, remete para o repugnante e abominável. Um primitivismo inexplicável tomou conta dos corpos e das mentes. A ordem, enquanto definidora de comportamentos, ausentou-se para parte incerta. A única lei é não haver lei (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/10/exposicao-de-fotografia-my-mind-is-cage.html.
2. EXPOSIÇÃO: “Rapture”, de Ai Weiwei
Cordoaria Nacional, Lisboa
06 Jun > 28 Nov 2021
“(...) Olhamos à nossa volta e facilmente constatamos um aumento das assimetrias entre os mais ricos e os mais pobres, com um consequente agravamento das condições de vida por razões políticas, sociais ou ambientais. É sobre esta realidade que Ai Weiwei reflecte, oferecendo-nos uma visão atenta a questões essenciais que afligem todos os povos e levantando questões como de onde viemos e o que estamos a fazer aqui (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/11/exposicao-rapture-ai-weiwei.html.
1. RECITAL DE PIANO E POESIA: Maja Stojanovska e Pedro Guilherme-Moreira
Festival Literário de Ovar 2021
Escola de Artes e Ofícios
10 Set 2021 | sex | 22:30
“(...) Os acordes da “Sonata ao Luar” sublinham não uma vida extraordinária mas uma morte extraordinária. Composto por quem se sente um menino pequenino que não quer que levem o corpo da mãe da capela mortuária, o “requiem” transporta-me ao quarto 3, do piso 10, do Internamento Multidisciplinar do IPO do Porto, as luzes da Asprela acesas numa noite chuvosa e fria, feita dos barulhos da cidade, de lábios humedecidos com esponjas, pacotinhos de bolacha Maria molhados no chá com a força de um último desejo e as vozes de Kenny Rogers e Lionel Richie num sussurro: “In my eyes I see no one else but you / There's no other love like our love / And yes, oh yes, I'll always want you near me / I've waited for you for so long” (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/10/recital-de-piano-e-poesia-maja.html.
Estou sem palavras, essa noite foi algo de extraordinário, acho que quem teve o privilégio de assistir a este recital, tem de ter ficado maravilhado pelas duas excelentes interpretações.
ResponderEliminarMuitos Parabéns