Páginas

sábado, 27 de novembro de 2021

CINEMA: Shortcutz Ovar Sessão #55 | Festa dos Premiados 2020


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

CINEMA: Shortcutz Ovar - Sessão #55 | Festa dos Premiados 2020
Escola de Artes e Ofícios
26 Nov 2021 | sex | 21:30


Por muitos anos que viva, o Shortcutz Ovar irá sempre guardar a quarta edição como uma das mais desafiantes e épicas da sua história. Ainda menino, “acabado de largar as fraldas”, o certame sofreu as consequências da realidade pandémica com enorme impacto e foi obrigado a ajustar-se a um vasto conjunto de medidas restritivas, muito prolongadas no tempo e que em Ovar se fizeram sentir de forma excepcionalmente gravosa. Às dificuldades surgidas, soube a equipa organizadora responder assertivamente, colocando em campo a sua enorme criatividade, capacidade de trabalho e resiliência e conseguindo, com eficácia, levar a cabo a programação e, sobretudo, manter e reforçar a relação de proximidade com um público generoso e fiel. A noite de ontem representou o culminar deste percurso recheado de desafios, transformando-se num momento de grande emoção onde se percebeu, de forma palpável, o sucesso de uma edição entusiasticamente saudada por todos, num misto de reconhecimento e gratidão.

Qualidade é a palavra-chave desta quarta edição. Mesmo aqueles que não acompanharam a projecção dos vinte e nove filmes a concurso em 2020 puderam facilmente perceber, na Festa dos Premiados, estarmos perante um conjunto de obras de extraordinário impacto e alcance, tecnicamente exímias e com magníficos desempenhos, que em muito engrandecem o cinema português, augurando-lhe os maiores feitos num futuro próximo. Criteriosamente eleitos por um júri constituído pela actriz Margarida Moreira, pela realizadora Alice Eça Guimarães e pelo encenador e actor Leandro Ribeiro, foram seis os filmes premiados, dos quais três receberam menções honrosas. Acresce ao palmarés o Prémio do Público, escolhido por votação sessão após sessão e que, nesta edição, resultou numa luta titânica entre duas obras, resolvido pela margem mais curta.

Passando aos prémios e começando pela escolha do Público, o grande vencedor foi “As Extraordinárias Aventuras da Menina de Pedra”, de Gabriel Abrantes. Na área da Animação, o prémio foi para “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa, com “Nestor”, de João Gonzalez, a recolher uma menção honrosa neste mesmo género. Outras duas menções honrosas foram entregues a “Filomena”, de Pedro Cabeleira (competição geral), e a “O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto”, de Bruno Caetano (primeira obra). O Prémio Especial do Júri coube a “Cenas de Uma Vida Amorosa”, de Miguel Afonso Carranca. Finalmente, “Sofia”, de Filipe Ruffato e Gonçalo Viana, foi o grande vencedor desta edição ao arrecadar os prémios para Melhor Primeira Obra e Melhor Curta Shortcutz Ovar 2020. Concluída que está a programação da quinta edição e quando o Shortcutz Ovar se prepara para arrancar com a temporada 2022, vamos esperar pela Festa dos Premiados referente ao ano corrente, agendada para o próximo mês de Março. Até lá, continuamos a curtir o cinema curto.

[Clicar em cada um dos filmes para saber algo mais sobre eles]

Sem comentários:

Enviar um comentário