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domingo, 2 de janeiro de 2022

O MELHOR DE 2021: TEATRO



10. “Nosocómico”
Texto | José Carretas, a partir de “Médecin Volant” e “La Jalousie du Barbouillé”, de Molière
Encenação, cenografia e cartaz | José Carretas
Interpretação | Fernando Landeira, Hâmbar de Sousa, Sílvia Morais, Susana Gouveia e Tiago Moreira
Produção | Teatro das Beiras
Teatro das Beiras, Covilhã (ao ar livre)
02 Jul 2021 | sex | 22:00

“(...) Movimentada e bem disposta, a peça vive, em grande medida, da qualidade interpretativa de Fernando Landeira que, no papel de Esganarelo, consegue arrancar saborosas gargalhadas a um público que, na noite da passada sexta feira, esgotou o espaço. O cenário, com tanto de simples como de versátil, presta-se ao jogo de enganos que preenche o texto, as entradas e saídas de cena sucedendo-se a um ritmo furioso, os trocadilhos e subentendidos a tomarem conta das falas e a tornarem tudo ainda mais divertido (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/07/teatro-nosocomico.html.



9. “Elogio da Loucura”, de Erasmo de Roterdão
Encenação e espaço cénico | Hélder Mateus da Costa, Maria do Céu Guerra
Interpretação | Maria do Céu Guerra, Adérito Lopes, Sérgio Moras, João Teixeira, Matilde Cancelliere, Mia Henriques, Teresa Mello Sampayo, Vasco Lello, João Maria Pinto, Samuel Moura, João Teixeira
Produção | Inês Costa
Teatro Cinearte - A Barraca, Lisboa
12 Nov 2021 | sex | 19:30 

“(...) Profundamente humanista, a peça tem o mérito de alertar para os muros que se levantam à volta das nossas consciências, procurando controlá-las e domesticá-las a qualquer preço. Mais do que exaltar a figura dos idealistas e utópicos, “O Elogio da Loucura” obriga o espectador a reflectir no quanto de lucidez há naquilo que é considerado loucura e a posicionar-se face ao mundo (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/11/teatro-elogio-da-loucura.html.



8. “O Despertar da Primavera”, de Frank Wedekind
Encenação e concepção plástica | Leandro Ribeiro
Interpretação | Liliana Elsig, Clara Oliveira, Leandro Ribeiro, Marco Nunes, Leonor Matos, Nicole Gomes, Inês Campos, Beatriz Moreira, Armanda Queiroz, Hernâni Sá, Luís Rola, Cláudia Dias
Produção | Sol d’Alma - Associação de Teatro
Espaço Sol d'Alma
13 Jun 2021 | dom | 10:30

“(...) As questões convocadas são de uma enorme premência e passíveis de gerar debates muito estimulantes entre pais e filhos, professores e alunos. O uso dos espaços - tanto exteriores quanto interiores - é uma das grandes mais-valias deste espectáculo, a hábil encenação a colocar o espectador na posição do “voyeur”, obrigando-o a integrar-se no espírito da peça e a pôr-se a si próprio no lugar do outro na altura de o julgar (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/06/teatro-o-despertar-da-primavera.html.



7. “O Duelo”, de Heinrich Von Kleist
Tradução e dramaturgia | Maria Filomena Molder
Direcção cénica | Carlos Pimenta
Interpretação | Miguel Loureiro
Produção | Teatro Nacional de São João, Centro Cultural de Belém
Teatro Carlos Alberto
08 Jul 2021 | qui | 19:00

“(...) Vivi a presença de Miguel Loureiro em palco num papel de múltiplos contornos, dentro e fora da acção, interpretando as várias personagens, assumindo o papel de narrador e acompanhando o desenrolar da peça como se de um espectador se tratasse (um paradoxo só na aparência, excelentemente resolvido graças ao engenho do encenador Carlos Pimenta e à enorme capacidade interpretativa de Miguel Loureiro) (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/07/teatro-o-duelo.html.



6. “Pelo Canto da Sereia”, de Júlio Dinis
Adaptação, Encenação e Direcção artística | Leandro Ribeiro
Interpretação | Beatriz Moreira, Cláudia Dias, Luís Rola, Marco Nunes, Alberto Pinto, Liliana Elsig, Maria Manuela Marques, Sofia Costa e a comunidade local
Direcção de produção | Clara Oliveira
Praça entre a Rua do Loureiro, Rua Padre Ferrer e Travessa João das Bichas, Ovar
24 Jul 2021 | sab | 18:00

“(...) “Pelo Canto da Sereia” oferece, para além das mais significativas passagens do texto de Julio Dinis (que importa conhecer ou recordar), um vasto conjunto de elementos etnográficos e sociológicos nos quais a comunidade vareira se revê por completo. Através deles se redescobrem as lides do mar, as companhas numerosas, os lanços à recaxia, o aguardar ansioso da chegada das redes, o peixe vivo a saltar. Mas também o ócio nas tavernas, as brincadeiras e os risos das crianças, os pregões das peixeiras, as acesas disputas, o vernáculo nas falas e nos gestos, os temporais e as tragédias (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/07/teatro-pelo-canto-da-sereia.html.



5. “As Três Irmãs”, de Anton Tchékhov
Concepção e direcção | Carlos Pimenta
Interpretação | Emília Silvestre, Isabel Queirós, Bárbara Pais, Daniel Silva, Margarida Carvalho, Paulo Freixinho, João Cravo Cardoso, José Eduardo Silva, Jorge Mota, João Castro, Clara Nogueira, António Afonso Parra
Produção | Ensemble – Sociedade de Actores, Teatro Nacional de São João
Teatro Carlos Alberto 
13 Jan 2021 | qua | 19:00

“(...) E, contudo, “As Três Irmãs” não deixa de ser um pretexto para refletirmos sobre o nosso tempo. Podemos fazê-lo? Claro que sim! É para isso que servem os clássicos. O entendimento do presente escapa-nos quando ignoramos o passado. Mas, sendo o teatro uma “máquina” que permite variações no tempo, procuramos muitas vezes que nos confronte com uma realidade. Às vezes, e ainda pior, procuramos que nos confronte com uma verdade (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/01/teatro-as-tres-irmas.html.



4. “Hamster Clown”
Encenação | Ricardo Neves-Neves
Interpretação | Rui Paixão
Produção | Nuno Pratas
Centro de Arte de Ovar
30 Jul 2021 | sex | 21:00

“(...) Entre o teatro físico, a dança e a performance mais clownesca, Rui Paixão tem uma prestação irrepreensível nesse labor de dar corpo a um hamster ternurento e repulsivo à vez. Na pose, no gesto, na mímica, na forma como se movimenta, nos ruídos que produz, o actor enche o palco com a sua presença, obrigando o espectador a manter-se agarrado à personagem do primeiro ao último instante (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/07/teatro-hamster-clown.html.



3. “Porque É Infinito”
Direcção artística | Victor Hugo Pontes
Texto | Joana Craveiro, a partir de uma releitura de “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare
Interpretação | António Júlio, Benedito José, Inês Azedo, Ivo Santos, José Ferreira, Luísa Guerra, Pedro Frias, Rui Pedro Silva, Santiago Mateus, Sofia Montenegro, Vera Santos
Produção | Nome Próprio
Teatro Nacional São João
01 Dez 2021 | qua | 19:00

“(...) O seu amor proibido e o desenlace fatal da relação levam a que a história seja um arquétipo do amor juvenil, com as suas deslumbrantes paixões e os seus desgostos viscerais. Foi este o foco da releitura que Joana Craveiro fez da peça, colocando a adolescência em pano de fundo e questionando o amor e os seus limites. Victor Hugo Pontes acrescentou-lhe uma linguagem coreográfica que exalta o turbilhão de emoções em “tempo de excessos adolescentes e de madrugadas longas”. O resultado é este “Porque É Infinito” e é genial (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/12/teatro-porque-e-infinito.html.



2. “Morte de um Caixeiro Viajante”, de Arthur Miller
Encenação | Jorge Silva Melo
Interpretação | Américo Silva, Joana Bárcia, André Loubet, Pedro Caeiro, Pedro Baptista, José Neves, Paula Mora, Tiago Matias, Sara Inês Gigante, Rita Rocha Silva, Vânia Rodrigues, Ana Amaral, António Simão, Hélder Braz e Joana Resende
Produção | Artistas Unidos
TEMPO - Teatro Municipal de Portimão
16 Out 2021 | sab | 21:00

“(...) Apoiada num dispositivo cénico simples mas extraordinariamente versátil, a peça prendeu os espectadores do início ao fim, graças à força de um texto que é um sentido “requiem” por uma sociedade baseada no triunfo individual. A “leitura” de Jorge Silva Melo consegue adequar este retrato magoado do sonho americano ao tempo presente, multiplicando interpretações e pontos de vista que não podem deixar de nos tocar a todos (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/10/teatro-morte-de-um-caixeiro-viajante.html-



1. “O Pecado de João Agonia”, de Bernardo Santareno
Encenação | João Cardoso
Interpretação | Ângela Marques, Benedita Pereira, Daniel Silva, Inês Afonso Cardoso, João Cardoso, João Castro, Pedro Galiza, Pedro Quiroga Cardoso, Rúben Pérola
Produção | Assédio
Teatro Carlos Alberto
17 Nov 2021 | qua | 19:00

“(...) “O Pecado de João Agonia” devolve-nos a crueza dos sentimentos, a genuinidade dos gestos e a rudeza dos diálogos tal como os terá pensado Santareno. Aquilo que nos é dado assistir é um “teatro-verdade” que emerge daquelas quatro paredes e as mostra na sua fragilidade, tão permeáveis à intriga, à indignidade e à traição, como ao vento que sopra rijo e assobia através das suas frinchas ou ao uivo dos lobos que, medonhos, rondam a casa (...)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2021/11/teatro-o-pecado-de-joao-agonia.html.

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