10. “As Areias do Imperador”
A partir do romance de Mia Couto
Adaptação e encenação | Victor de Oliveira
Interpretação | Ana Magaia, Bruno Huca, Daniel Pinto, Elliot Alex, Eunice Mandlate,Gracinda Nave, Horácio Guiambe, Isabelle Cagnat, Josefina Massango, Lucrécia Paco, Klemente Tsamba, Mário Santos, Miguel Moreira, Miguel Nunes, Sufaida Moyane, Victor de Oliveira
Teatro Aveirense
09 Set 2023 | sab | 21:00
“ (…) Baseado na “trilogia moçambicana” do escritor Mia Couto – “Mulheres de Cinza”, “A Espada e a Azagaia” e “O Bebedor de Horizontes” –, “As Areias do Imperador” constitui um fresco vibrante e poderoso sobre um particular momento da história de Moçambique. Pelas vozes dos agressores ou das vítimas, ao longo de três horas e meia vão sendo narrados o absurdo e as incongruências de uma guerra baseada na soberba e na ganância, longe da vista dos senhores que tudo podem e tudo mandam, contra populações pouco mais do que indefesas, privadas dos seus bens, feridas na sua dignidade e sujeitas a todo o tipo de humilhações (…)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2023/09/teatro-as-areias-do-imperador.html
9. “Sabão Potassa - Estórias d’Alma Lavada”
Projecto artístico multidisciplinar, realizado a partir de entrevistas orientadas por Tiago Alves a doze elementos da comunidade local e crónicas radiofónicas da autoria de Liliana Elsig
Direcção artística, dramaturgia, encenação, cenografia | Leandro Ribeiro
Interpretação | Sol d’Alma - Associação de Teatro e comunidade local, com a participação especial de DESAFIO - Grupo de Teatro da Universidade Sénior da Misericórdia de Ovar, Escola de Samba Costa de Prata, Iury Matias (violão), Laura Rui (voz), SEVERI - Grupo de Teatro de Sever do Vouga
Centro de Arte de Ovar
22 Jul 2023 | sab | 21:30
“ (…) É de histórias como aquelas que se partilham em “Sabão Potassa - Estórias d’Alma Lavada” que se alimenta a “alma vareira”. Mas não se julgue que esta é uma peça só para “consumo interno”. Leandro Ribeiro soube dotar o texto de qualidades e características que lhe conferem um grau de universalidade e que fazem com que possa ser visto e entendido pelos espectadores sem qualquer tipo de condição prévia. Oferecendo um conjunto de leituras que extravasam o âmbito sociológico ou etnográfico, a peça encontra-se recheada de momentos de enorme simbolismo, de apontamentos coreográficos de grande beleza estética, de interpretações de enorme intensidade e inspiração (…)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2023/07/teatro-sabao-potassa-estorias-dalma.html
8. “As Bruxas de Salém”,
de Arthur Miller
Encenação | Nuno Cardoso
Interpretação | Ana Brandão, Carolina Amaral, Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Mário Santos, Nuno Nunes, Paulo Freixinho, Patrícia Queirós, Pedro Frias, Sérgio Sá Cunha
Teatro Nacional São João
02 Abr 2023 | dom | 16:00
“ (…) Percebe-se muito bem que Nuno Cardoso tenha querido encenar esta peça no particular momento em que vivemos e, levando-a a palco, chamar a atenção para os riscos que enfrentamos quando, um pouco por toda a parte (e em particular nas redes sociais), os valores da privacidade, da honra e da dignidade humana, do direito ao bom nome e da liberdade individual são alvo de atropelo constante. O cenário sombrio em que a peça se desenrola mais não faz do que mimetizar as densas nuvens que envolvem uma sociedade altamente digitalizada como a nossa (…)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2023/04/teatro-as-bruxas-de-salem.html
7. “Suécia”,
de Pedro Mexia
Encenação | Nuno Cardoso
Interpretação | António Fonseca, Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho, Pedro Frias
Teatro Nacional de S. João
10 Jun 2023 | sab | 19:00
“ (…) Com a sua estreia na dramaturgia, Pedro Mexia recupera o “mito” e, com ele, “o país “metafísico-angustiado” dos filmes de Bergman, o paraíso (perdido?) da social-democracia, mas também a pátria do infernal Strindberg ou dos açucarados ABBA.” E porque as memórias são algo eminentemente partilhável, dou por mim a pensar que, na juventude, também eu alimentei “uma certa ideia de Suécia” (ou de “suecas”, para ser mais preciso) e aprendi com Bergman que o cinema não era apenas essa coisa de “índios e cobóis” (…)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2023/06/teatro-suecia.html
6. “Ensaio de Orquestra”,
a partir do filme “Ensaio de Orquestra” (1978), de Federico Fellini
Direcção | Tónan Quito
Texto e dramaturgia | Filipe Melo, Tónan Quito
Interpretação | António Fonseca, Paula Diogo, Sara de Castro, Tónan Quito. Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal: André Ribeiro, António Almeida, António Morais, Bernardo Tinoco, Eduardo Lála, Gonçalo Marques, Inês Matos, Jéssica Pina, João Capinha, José Almeida, José Silva, José Soares, Luís Cunha, Margarida Campelo, Paulo Gaspar, Pedro Felgar, Ricardo Sousa, Rui Ferreira, Tomás Marques
Teatro Aveirense
17 Mar 2023 | sex | 21:30
“ (…) “Orquestra. Terror. Morte ao Director!”. As palavras de ordem sucedem-se, “metrónomo” rima com “autónomo”, o clima é de anarquia absoluta. Os protestos sobem de tom a um ponto insustentável. O auditório desaba, a plateia estremece (literalmente). Tal como no filme (o final esmagador, o discurso de ódio falado em alemão), também a peça pede que não nos deixemos levar pelas aparências (…)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2023/03/teatro-ensaio-de-orquestra.html
5. “Noite de Reis”,
de William Shakespeare
Interpretação | Adriano Luz, António Ignês, Cristóvão Campos, Dennis Correia, Filipe Vargas, João Tempera, José Leite, Luís Aleluia, Manuel Marques, Marco Delgado, Rafael Gomes, Renato Godinho, Ruben Madureira
Teatro da Trindade - Fundação Inatel
19 Fev 2023 | dom | 16:30
“ (…) Shakespeare no seu melhor, sim, mas também Ricardo Neves-Neves no seu melhor. Perseguindo a ideia de um teatro mais próximo do público, sem abastardamentos nem concessões ao facilitismo, o encenador apodera-se desta deliciosa comédia para trazer Shakespeare ao nosso encontro e dar a ver a qualidade da sua dramaturgia. E é isto que é extraordinário: A forma como um texto com quatro séculos de existência pode revelar-se tão actual, forças e fraquezas de ontem as mesmas de hoje e sempre, a mesma carne e o mesmo coração. Apenas as motas em vez do cavalo (ou do burro), o asfalto em vez das estradas esburacadas, o pulmicort em vez da sufeca (…)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2023/02/teatro-noite-de-reis.html
4. “Teoria das Três Idades”
Criação e interpretação | Sara Barros Leitão
Cineteatro Alba
23 Jun 2023 | sex | 21:30
“ (…) Os laços de parentesco entre “Teoria das Três Idades” e “Monólogo de uma Mulher Chamada Maria com a sua Patroa”, a anterior criação de Sara Barros Leitão, são evidentes. A mesma paixão pelos documentos que se escondem nos arquivos, a mesma capacidade de articular histórias com a minúcia de quem compõe um puzzle, a imaginação a servir de motor à ficção e a imiscuir-se no real, a forte presença em palco, aquela empatia com o público no apelo às memórias de todos a partir das histórias de cada um (…)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2023/06/teatro-teoria-das-tres-idades.html
3. “Longa Jornada para a Noite”,
de Eugene O’Neill
Encenação | Ricardo Pais
Interpretação | Emília Silvestre, Joana Africano, João Reis, Pedro Almendra, Simão do Vale Africano
Teatro Nacional de São João
07 Mai 2023 | dom | 16:00
“ (…) Num cenário resumido ao ambiente de uma sala de estar, “Longa Jornada para a Noite” é uma peça de actores. Segurar, com a intensidade que o texto exige, quase três horas de teatro, é obra. O casal Tyrone (João Reis e Emília Silvestre) pauta a sua relação pelo muito que se foi acumulando no seu mais íntimo, incapaz de contrariar o acelerado declínio de uma vida toda ela vivida em função do homem. Neste particular, Emília Silvestre é comovente na forma como assume o desfasamento da realidade e nos brinda com monólogos de uma enorme tensão, nomeadamente aquele que encerra a peça (…)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2023/05/teatro-longa-jornada-para-noite.html
2. “Casa Portuguesa”
Texto e encenação | Pedro Penim
Interpretação | Carla Maciel, João Lagarto, Sandro Feliciano, Lila Tiago, João Caçador
Teatro Nacional S. João
14 Jan 2023 | sab | 19:00
“ (…) Peça ficcional inspirada em situações reais, extraídas do diário do pai de Pedro Penim aquando da sua passagem pela guerra em Moçambique [“No Planalto dos Macondes”, de Joaquim Manuel Penim, edição de autor, Lisboa 2004] e de testemunhos de ex-combatentes, “Casa Portuguesa” tem a particularidade de assentar num texto genial, apostado em abalar consciências e em não deixar ninguém incólume. O valor da sua escrita advém da urgência em perceber o porquê de uma sociedade tão acomodada e indiferente, de chamar a atenção para as contradições em que quotidianamente lavramos, de questionar a falta daquilo a que Miguel Torga chamou “o romantismo cívico da agressão”, face ao nosso desígnio de “comunidade pacífica de revoltados” (…)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2023/01/teatro-casa-portuguesa.html
1. “Salomé”,
de Oscar Wilde
Encenação, cenografia, figurinos e desenho de luz | Monica Calle
Interpretação | João Cravo Cardoso, Johann Ebert, José Miguel Vitorino, Maria Teresa Projecto, Miguel Fonseca, Mónica Garnel
Teatro Nacional São João
11 Nov 2023 | sab | 19:00
“ (…) Foi Salomé e os seus abismos que Mónica Calle, a convite do Teatro Nacional São João, levou à cena, carregando de dramatismo uma narrativa marcada pela obsessão e pela soberba, pelo poder e pela vingança. Uma história muito simples, uma das mais conhecidas dos evangelhos do Novo Testamento, posta em palco com a mão de ferro de quem sabe, como poucos, erguer sobre o mesmo eixo a exigência e resistência física e uma enorme carga emocional baseada na palavra e no gesto (…)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2023/11/teatro-salome.html
Sem comentários:
Enviar um comentário