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domingo, 27 de dezembro de 2020

O MELHOR DE 2020: CINEMA



10. “Listen”
Realização | Ana Rocha de Sousa
Argumento | Paula Vaccaro, Aaron Brookner, Ana Rocha de Sousa 
Interpretação | Lúcia Moniz, Sophia Myles, Ruben Garcia, Maisie Sly, James Felner, Kiran Sonia Sawar, António Capelo, Ângela Pinto

“(…) A sua ligação ao real acrescenta uma tensão fortíssima ao simples objecto fílmico, lembrando que as pessoas que sustentam esta história não são personagens de uma qualquer ficção. Talvez por isto, tenhamos todos a obrigação de ver “Listen”, de nos confrontarmos com realidades que gostaríamos de evitar ou tentar fingir que não existem. (…)” Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2020/10/cinema-listen.html 



9. “Diapasão”
Realização | Hamed Tehrani
Argumento | Hossein Tehrani
Interpretação | Zhaleh Sameti, Behnoosh Bakhtiari, Alireza Ostadi, Mehdi Hosseinina, Hossein Tehrani, Iliya Keyvan

“(…) Nesta sua primeira longa-metragem, Tehrani mostra-se suficientemente corajoso para ir além do espectador, estendendo a sua mensagem a sectores importantes da sociedade iraniana. “Sempre haverá alguém que impede os outros de viverem de maneira adequada”, diz, pela voz desta mãe destroçada. (...) A solução existe, mas é significativo que seja necessário o altruísmo de uma mulher para pôr cobro aos impulsos de um homem. (…)” Tudo para ler em http://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2020/12/cinema-diapasao.html 



8. “O Que Arde”
Realização | Oliver Laxe
Argumento | Santiago Fillol, Oliver Laxe
Interpretação | Amador Arias, Benedicta Sánchez, Inazio Abrao, Elena Mar Fernández, David de Poso, Alvaro de Bazal, Damián Prado

“(…) Sob o olhar surpreso de uma geração mais velha que se questiona sobre o interesse da modernidade nos seus espaços parados no tempo, a esperança de reavivar um interior cada vez mais desertificado, reorientando-o para a realidade moderna do turismo em espaço rural, vê-se de um momento para o outro afogada num mar de cinzas e a exigir que se apurem culpados, quando culpados, no limite, somos todos. (…)” Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2020/08/cinema-o-que-arde.html


7. “J’accuse – O Oficial e o Espião”
Realização | Roman Polanski
Argumento | Robert Harris, Roman Polanski
Interpretação | Jean Dujardin, Louis Garrel, Emmanuelle Seigner, Melvil Poupaud, Mathieu Amalric, Vincent Perez, Denis Podalydès

“(…) “J’accuse – O Oficial e o Espião” não se resume à grande reconstrução histórica nem é de um filme de denúncia que se trata (ou mesmo o relato de uma grande amizade). Aquilo que Polanski nos dá a ver é antes a encenação de um rigoroso processo de investigação através das salas do poder, as omissões, falsificações e intrigas reveladas na poeira dos arquivos militares, as inconsistências e inverdades a emergiram gradualmente por entre as dobras de diálogos cerrados. (…)” Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2020/01/cinema-jaccuse-o-oficial-e-o-espiao.html



6. “Aznavour Por Charles”
Realização | Marc di Domenico, Charles Aznavour
Argumento | Marc di Domenico, Charles Aznavour, Antoine Barraud
Interpretação | Romain Duris, Marie Montoya, Michel Klochendler, Charles Aznavour, Maurice Biraud, Edith Piaf, Lino Ventura

“(…) Com as imagens órfãs de som, Marc di Domenico é exímio em conferir-lhes o tom melancólico, poético ou sentimental do cantor, sem nunca perder de vista aquilo que será, porventura, o mundo de Aznavour, a sua própria visão sobre os locais que visitou, as canções que criou, as pessoas com as quais se relacionou, as mulheres que amou e a sua Arménia nunca esquecida, referente de um paraíso perdido que importou reencontrar. (…)” Tudo para ler em http://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2020/12/cinema-aznavour-por-charles.html 



5. “Os Miseráveis”
Realização | Ladj Ly
Argumento | Ladj Ly, Giordano Gederlini, Alexis Manenti
Interpretação | Damien Bonnard, Alexis Manenti, Djebril Zonga, Issa Perica, Al-Hassan Ly, Steve Tientcheu, Almamy Kanouté

“(…) A abertura de “Os Miseráveis” lembra-nos que o ópio do povo é o Futebol e que não há com que nos preocuparmos se a nossa equipa ganha. De “pão e circo” (“panem et circenses”, no original em latim) falavam os romanos e parece ser essa a visão de Ladj Ly sobre a França dos dias de hoje. A diferença é que, nesta parte da Gália, falta pão e sobra circo. (…)” Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2020/02/cinema-os-miseraveis.html 



4. “Da Eternidade”
Realização | Roy Andersson
Argumento | Roy Andersson
Interpretação | Bengt Bergius, Anja Broms, Marie Burman, Amanda Davies, Tatiana Delaunay, Karin Engman, Jan-Eje Ferling

“(…) Narrado através de pequenas frases descritivas, o filme propõe ao espectador uma espécie de jogo onde o objectivo pode ser o de tentar adivinhar, com a maior exactidão possível, aquilo que a voz acabou de descrever. Facilmente veremos que, apesar de nos acercarmos do resultado final, este se mostra sempre mais simples e directo no filme. (…)” Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2020/10/cinema-da-eternidade.html 



3. “Uma Vida Escondida”
Realização | Terrence Malick
Argumento | Terrence Malick
Interpretação | August Diehl, Valerie Pachner, Maria Simon, Karin Neuhäuser, Tobias Moretti, Ulrich Matthes, Bruno Ganz

“(…) O conflito estabelece-se entre o Bem e o Mal, entre a consciência que resiste e a inconsciência cobarde, alheia às consequências da sua inacção sobre a marcha dos acontecimentos. Malick mostra essas sensações, esses paradoxos, transcendendo a realidade através do lirismo dos sons, com uma banda sonora quase litúrgica, a palavra em segundo plano a dar a primazia ao silencio e aos murmúrios. (…)” Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2020/01/cinema-uma-vida-escondida.html 



2. “O Fim do Mundo”
Realização | Basil da Cunha
Argumento | Basil da Cunha, Martin Drouot, Saadi
Interpretação | Iara Cristina Cardoso, Marco Joel Fernandes, Alexandre da Costa Fonseca, Michael Pires Spencer

“(…) Agarrando-nos pelas tripas, Basil da Cunha obriga-nos a viver a vida do gueto, da gota de água que unge o recém-nascido com os sacramentos do baptismo, ao último adeus a um dos seus. Fechado o ciclo, os sobreviventes continuam a pairar no bairro como zombies, o “homem-vampiro” que dança na rua abraçado a si mesmo, enquanto ao longe, num halo de fogo, desaparece a retroescavadora que, nessa madrugada, começaria a deitar abaixo mais um punhado de casas. (…)”. Tudo para ler em https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2020/10/cinema-o-fim-do-mundo.html 



1. “Honeyland: A Terra do Mel”
Realização | Tamara Kotevska, Ljubomir Stefanov
Argumento | Tamara Kotevska, Ljubomir Stefanov
Interpretação | Hatidze Muratova, Nazife Muratova, Hussein Sam, Ljutvie Sam Produção | Atanas Georgiev, Ljubomir Stefanov

“(…) “A Terra do Mel” permite-nos reconhecer em Hatidze uma mulher que se mostra por inteiro, desejosa de partilhar o riso, uma mulher que é o oposto daquela que adivinhamos encerrada no interior das quatro paredes da cela em que se converteu a sua casa meio arruinada. Uma mulher que, por vontade própria, se firmou na dolorosa tradição e que não se cansa de repetir os passos que fizeram de si aquilo que é, mas que o faz sem lamentos, o rosto revelando sempre um inocente sorriso. Sem amargura, sem raiva. Apenas bondade e ternura. (…) Tudo para ler em  https://errosmeusmafortunaamorardente.blogspot.com/2020/09/cinema-honeyland-terra-do-mel.html

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