Páginas

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Vemos, ouvimos e lemos... #15



1. Ao longo da próxima semana, a cidade de Espinho volta a ser a Capital Nacional do Cinema de Animação. Trata-se da 44ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho que, de 09 a 15 de Novembro, se derrama nos ecrãs do Centro Multimeios de Espinho, estendendo-se aos espaços da Junta de Freguesia de Espinho, Biblioteca Municipal e às nossas casas por subscrição na plataforma Kinow, em https://cinanima.kinow.tv. Os quadros competitivos nacionais e internacionais mantêm-se no formato dos anos anteriores, destacando-se, na competição nacional, o Prémio António Gaio ao melhor filme e também o Prémio Jovem Cineasta Português. O Countryside Animafest (Chipre) e o Zlín Film Festival (República Checa) são os festivais convidados desta edição. Dentre o vasto conjunto de iniciativas, destaque ainda para a retrospectiva do trabalho da realizadora francesa Florence Miailhe. Saiba tudo em https://www.cinanima.pt/.

2. Iniciativa do coletivo de galerias FORUM fotografia/filme PORTO, o MIP - Mês da Imagem do Porto arrancou no passado dia 31 de Outubro e vai estender-se até ao final do ano, ocupando os espaços do MIRA FORUM, OPPIA, Espacio Jhannia Castro, Espiga, Galeria Adorna, Salut au Monde! e The Cave Photography. Inicialmente agendada para Abril, esta terceira edição do certame traz com ela um conjunto de exposições imperdíveis, das quais destacaria “Transa, Baladas do Último Sol”, de Ângela Berlinde, co-fundadora dos Encontros da Imagem de Braga, Curadora do Museu da Fotografia de Fortaleza (Brasil) e Curadora convidada da Bienal de Fotografia de Pequim (China). Renata Siqueira, Pedro Cadilhe, Adélia Gonçalves, Gregor Sailer, José Sérgio, Lionel Jusseret, Maria Oliveira e Mathilde Cudeville são outros nomes cujos trabalhos podem ser vistos no âmbito do certame. Visitas comentadas, workshops, mostras de cinema, apresentações de livros e um vasto de conjunto de conversas completam o programa que pode ser consultado na íntegra em https://www.mesimagemporto.pt/.

3. De 11 a 14 de Novembro, em Tondela, celebra-se a 26ª edição do FINTA - Festival Internacional de Teatro ACERT. Projectos teatrais, tanto nacionais como internacionais, espectáculos de sala, exposição Cut & Paste, formação e apresentação de livros são ingredientes de uma iniciativa marcante para a ACERT e que se pretende igualmente marcante para todos quantos tiverem o ensejo de nela participar. “Antevôo da Passarola”, uma criação do Trigo Limpo teatro ACERT a partir da adaptação do romance “Memorial do Convento”, de José Saramago, será a peça de abertura do Festival. Acontecimento ímpar, esta festa do teatro vem ao encontro da necessidade de “sermos alimentados de sonhos, de magia, de cumplicidade, de outras vivências… “, conforme se pode ler na apresentação do Festival. O programa do festival pode ser detalhado em https://acert.pt/finta/.

Sem comentários:

Enviar um comentário