Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Vemos, ouvimos e lemos... #19



1. “Um presente de Natal, um filme oferecido à cidade”. É assim que os promotores do Shortcutz Ovar falam da sua proposta para a noite de sexta feira, dia 18 de Dezembro, no Centro de Artes de Ovar. Preenchendo a sessão #44 do certame, “Listen” é o filme convidado e contará com as presenças da realizadora Ana Rocha de Sousa e da actriz principal, Lúcia Moniz. Vencedor dos prémios Leão do Futuro e Prémio Especial do júri da secção Orizzonti da recente Mostra de Veneza e eleito pelos membros da Academia Portuguesa do Cinema para concorrer ao Óscar de Melhor Filme Internacional em 2021, o filme passa-se nos arredores de Londres e narra a história de um casal português que luta pela união da família depois de ver os serviços sociais britânicos porem em causa o tratamento dado aos seus três filhos. A entrada é livre no limite dos lugares disponíveis e mediante marcação obrigatória na bilheteira do Centro de Artes de Ovar ou através de mensagem por messenger ou pelo email ovar@shortcutznetwork.com. Tudo para conferir em https://www.facebook.com/events/752440588954611/.

2. No âmbito da celebração do 250° aniversário do nascimento de Ludwig van Beethoven (1770-1827), o Duo Tramma-Facchini apresenta-se no próximo domingo, pelas 19h00, na Casa das Artes, Porto. A festejar vinte anos de actividade em Duo, Ludovico Tramma (violinista) e Fiammetta Facchini (pianista) propõem um programa que incluirá a Sonata em lá maior op.30 nº 1, a Sonata em dó menor op.30 nº 2 e a Sonata em sol maior op.30 nº 3. Doutorados na Universidade de Aveiro no âmbito da Música, ramo Performance, são ambos pluridiplomados no país de origem (Itália), tendo concluído, respetivamente, o Curso Superior de Violino, Viola d’Arco e Música de Câmara (Ludovico) e Piano, Cravo e Música de Câmara (Fiammetta). A sessão contará com a participação extraordinária do compositor Cândido Lima que irá apresentar as peças. A entrada é livre e sujeita à lotação da sala. Saiba mais em https://casadasartes.gov.pt/em-breve-24/.

3.  Uma abastada família portuguesa adopta, por necessidade, um jovem rapaz brasileiro de ascendência indígena e para ele organiza uma festa de quinze anos, uma “quinceañera” – ritual social comum nas Américas –, um baile de debutantes de apresentação à sociedade portuguesa, que acabará tingido pela tragédia e pelo horror. Este é o tema de “Festa de 15 Anos”, peça de teatro que sobe ao palco do TeCA amanhã e se manterá em cena até domingo. Cruzando o privado e o político, “Festa de 15 Anos” interroga as heranças da colonização, o seu património moral, o fetichismo face às minorias, e revela a dificuldade em criarmos “sínteses que nos consolam e libertam enquanto indivíduos numa comunidade”. Com texto e encenação de Mickaël de Oliveira e interpretação de Albano Jerónimo, Ana Pinheiro, Carlos Melo, Diego Bagagal e outros, a peça tem uma duração de 01h45 e destina-se a um público maior de 14 anos. Mais informações em https://www.tnsj.pt/pt/espetaculos/5928/festa-de-15-anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário