EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: Mira Mobile Prize 2025
Vários artistas
Curadoria | Manuela Matos Monteiro, João Lafuente
MIRA Galerias | MIRA FORUM
10 Mai > 07 Jun 2025
Diariamente são partilhadas on-line 3,2 biliões de imagens (quase quarenta mil imagens por segundo) e 720 mil horas de vídeo. Importa acrescentar que estes números estarão seguramente ultrapassados, uma vez que remontam a 2020 e hoje a realidade será bem diferente. Serve isto para dizer que ter um telemóvel equipado com uma ou várias câmaras fotográficas, com qualidade capaz de fazer as delícias do fotógrafo ou videógrafo mais exigente, é prática corrente e que está à vista de todos. Atenta a esta realidade, a dinâmica e laboriosa equipa do MIRA - Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, assistidos por Beatriz Vital – vem celebrando a fotografia mobile há uma década e voltou a lançar o repto aos artistas, na certeza do seu espírito de abertura em relação ao novo e que se traduz, sempre, num vastíssimo conjunto de imagens enviadas de todo o mundo. Assim foi, uma vez mais, nesta 19ª edição do concurso, na qual se destacou o trabalho de 50 artistas e que pode agora ser visto no MIRA Galerias | MIRA FORUM.
Primeiro de dois momentos anuais dedicados à fotografia Mobile – está já agendada para 8 de Novembro a inauguração da exposição do MIRA Mobile Prize Street Photography -, a mostra volta a promover e aprofundar essa nova ferramenta geradora de imagens que é a Inteligência Artificial, a par das habituais categorias de Arte Digital, Arquitectura, Minimal, Paisagem, Retrato e Vida Quotidiana. E se, no ano anterior, o espaço dedicado a esta particular arte de construir imagens era relativamente limitado, este ano a mostra atinge uma dimensão digna desse nome, com a proposta de uma shortlist que integra trinta e um fotógrafos nacionais e estrangeiros e o lançamento da 1.ª exposição de imagens geradas com recurso à IA. Além da projecção de um vasto conjunto de imagens geradas por IA, a mostra integra trabalhos de um número considerável de artistas convidados, destacando-se Carlos Garcia (Garcia Mann) com o seu trabalho “New Amerika””, série de oito imagens que se debruçam sobre traços da sociedade americana e alguns dos seus ícones, em que as cores vibrantes que os caracterizam dão lugar ao negro e a cinzentos pesados.
O Júri deste ano - constituído por Andreia Bigiarini, Gina Costa, Giulia Baita, Joanne Carter e Rui Apolinário - decidiu atribuir o Prémio Mira Mobile Prize 25’ ao arquitecto madrileno Jose Luis Morales, destacado fotógrafo mobile, que sucede assim a Andrea Seligman, vencedora no ano passado. O português mais bem classificado foi Lara Plácido, também ela arquitecta. Ao lado destes dois trabalhos, o visitante pode apreciar um vasto conjunto de imagens igualmente muito belas e significativas da autoria de, entre outros, Adelino Marques, Andrea Seligman, Demetrio Jereissati, Diana N. Jeon, Erick Pereira, Filipe Neto, Gianluca Ricoveri, Isbela Mota, Jane Schultz, Linda Hollier, Marco Prado, Maria Castro, Maryjane Rosenfeld, Omur Mehmet ou Tete Lima. Entre a superficialidade e a profundidade crítica ou poética que envolve o acto de criar através da imagem, eis uma extraordinária oportunidade para apreciar o que de melhor se faz em duas áreas da fotografia com o maior futuro. As exposições podem ser visitadas até 07 de Junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário