EXPOSIÇÃO: “O Efeito do Observador”
Vários artistas
Centro de Arte Oliva, São João da Madeira
19 Jun 2021 > 13 Fev
Concebida a partir da Colecção Norlinda e José Lima, a exposição parte das obras catalogadas no respectivo acervo como “fotografias”, a fim de as relacionar com outras obras de distintas categorias – vídeo, instalação, pintura ou desenho – e com as quais partilha a temática da invocação, directa ou indirectamente, dos mecanismos de percepção humana e da observação atenta do mundo. Com curadoria de Pablo Berástegui Lozano, a mostra reúne trabalhos de Albano da Silva Pereira, Ângela Ferreira, Chus García Fraile, Daniel Blaufuks, Gabriel Abrantes, Helena Almeida, Joan Fontcuberta, Joseph Beuys, Marta María Pérez Bravo, Massimo Vitali, Milagros de la Torre, Noé Sendas, Paulo Nozolino, Pedro Cabrita Reis, Sophie Calle, Thomas Struth, Valter Vinagre e Vik Muniz, entre muitos outros.
O projeto inspira-se no designado “Observer’s effect” [Efeito do Observador] da física quântica que mede as alterações que o acto de observar tem sobre os objectos contemplados: “uma mente consciente pode afectar diretamente a realidade”. Considerando esta premissa, a selecção de obras reunidas nesta mostra pretende verificar, a partir de diferentes aproximações, se o nosso olhar pode transformar o mundo. Ou não. Entre a luz e a escuridão, a contemplação e a inconsciência, a entropia e a ordem, a pintura e as imagens fotográficas, fixas ou em movimento, digitais ou analógicas, esta exposição oferece uma reflexão sobre como olhamos para construir uma leitura da colecção que transcende os limites entre disciplinas e, na qual, os espectadores são chamados a exercer a sua acuidade visual.
Pablo Berástegui Lozano (Pamplona, 1968) vive e trabalha em Portugal e Espanha. Desenvolveu uma sólida carreira de 20 anos como produtor cultural em diferentes instituições, principalmente em projectos de grande escala. Actualmente é o director do projecto de fotografia documental denominado “Salut au monde!” que iniciou em Fevereiro de 2019 no Porto. Foi Director Geral de San Sebastián 2016 Capital Europeia da Cultura e anteriormente foi responsável pelos espaços culturais da cidade de Madrid como o Matadero Madrid (2008-2012) e o Centro Conde Duque (2013). Foi director do Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais PhotoEspaña entre 2003 e 2006. É actualmente professor de Planificação e Gestão de Projectos Culturais no curso de Estudos Curatoriais da Universidade de Navarra. Colabora igualmente como consultor em diferentes projectos culturais em Espanha e Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário