TERTÚLIA LITERÁRIA: “Conversas às 5”,
com Sandra Barão Nobre
Auditório do Centro de Reabilitação do Norte
22 Jun 2021 | ter | 17:00
Numa altura em que a cultura é um bem cada vez mais precioso, porque de escassa oferta, o livro e a leitura parecem ser uma das mais interessantes alternativas às limitações que a pandemia nos vem colocando de há quase um ano e meio a esta parte. Perceber que, em contraciclo com o que sucede com os nossos parceiros europeus (e não só), o mercado do livro caiu em Portugal quase 20% neste período, não pode deixar de ser motivo de espanto e apreensão. No Centro de Reabilitação do Norte, faz-se um esforço no sentido de colmatar estes défices com a criação de momentos culturais e que respondem à necessidade de ler mais, de ler melhor. Assim nasceram, em Abril, as “Tertúlias Literárias - Conversas às 5” que, na passada terça feira, conheceram a sua segunda sessão. Ao encontro dos objectivos primordiais da iniciativa, a escritora Sandra Barão Nobre, a convidada de honra, mostrou-se a pessoa certa no sítio certo: Partilhou a sua paixão pela leitura, contou histórias, desfiou memórias, elegeu causas, desvendou coisas, sublinhou a importância do acto de ler no desenvolvimento de miúdos e graúdos e encantou com a sua enorme capacidade de comunicação, jeito para contar uma histórias e gargalhada fácil. No final, tal como a escritora, “na certeza de que já não somos os mesmos, regressámos a casa”.
A revelação dos pressupostos e do desenvolvimento de um projecto lindíssimo chamado “Acordo Fotográfico” ocupou a primeira parte da sessão e deu a possibilidade aos presentes de viajar sem sair do lugar. Numa conversa marcada pela espontaneidade e pelo entusiasmo, Sandra Barão Nobre abriu a possibilidade de, “qual Lucky Luke, em cima do seu cavalo na direcção ao sol-posto”, partirmos à aventura, "à descoberta de um mundo diverso, de culturas diferentes, de placas que não sabemos ler, da bondade e boa-vontade dos outros para colhermos uma informação básica, da necessidade de nos sentirmos um pouco perdidos para depois nos encontrarmos”. As emoções partilhadas incluíram, naturalmente, muitos encontros com leitores do mundo inteiro, ou não fossem eles a base do “Acordo Fotográfico”, um projecto que homenageia o acto de ler. Desta forma, “são muitas as histórias que entram dentro de uma viagem”, os estranhos abordados na rua e instados a falar de livros e do que estão a ler, com esse pedido inusitado a que se deixem fotografar. Uma parte desse resultado encontra-se plasmada na exposição “Acordo Fotográfico”, neste momento patente num dos espaços nobres do Centro de Reabilitação do Norte, e no livro “Uma Volta ao Mundo com Leitores”, que foi possível adquirir, devidamente autografado, no final da tertúlia.
A segunda parte da sessão decorreu em torno do conceito de Biblioterapia, “um método de desenvolvimento pessoal constante através da leitura”. Elegendo as áreas da Filosofia ou da Psicologia, do Ensaio Histórico, para além da própria Ficção, Sandra Barão Nobre defendeu que [os livros] “são potenciais agentes de mudança, na forma como pensamos, como olhamos para determinados assuntos, como vivemos a nossa dimensão emocional”. Praticada individualmente ou em grupo, a Biblioterapia estimula o diálogo interior, connosco próprios e com o autor da história, mas sobretudo com o mediador (Biblioterapeuta) ou com o grupo de leitura, “porque é nesse momento que se lança luz sobre aquilo que pode ter sido percebido de forma sub-reptícia, operando-se o processo de transformação pretendido”. No espaço dedicado às perguntas e respostas, os presentes puderam perceber as grandes diferenças entre ler um livro físico ou em formato digital, conhecer as preferências da autora e anotar algumas sugestões de leitura - “Memórias de Adriano”, de Marguerite Yourcenar, “O Infinito num Junco”, de Irene Vallejo, “Montaigne”, de Stefan Zweig ou “Apeirogon”, de Colum McCann - e, ainda, mergulhar nos grandes défices de leitura em Portugal, nas suas causas e consequências. A próxima sessão das “Tertúlias Literárias - Conversas às 5” já tem data marcada, será no dia 21 de setembro e o convidado é o jornalista e escritor Sérgio Almeida. Até lá, boas leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário