Páginas

domingo, 16 de agosto de 2020

Vemos, ouvimos e lemos... #9



1. Depois de projectada para ter o seu início no último dia do passado mês de Abril, a 17ª edição do IndieLisboa irá arrancar no próximo dia 25 de Agosto, trazendo com ela cinco longas-metragens e 17 ‘curtas’, de produção ou coprodução portuguesa. O destaque da Competição Nacional vai para “O Fim do Mundo”, de Basil da Cunha, seleccionado para o festival de Locarno, e “A Metamorfose dos Pássaros”, primeira ‘longa’ de Catarina Vasconcelos, que já deu à realizadora os prémios da crítica internacional, na secção Encontros do Festival de Berlim, e o de melhor filme, em Vilnius. A competição de ‘curtas’ inclui “O Cordeiro de Deus”, de David Pinheiro Vicente, já seleccionado pelo Festival de Cannes 2020 e “A Mordida”, de Pedro Neves Marques, estreado no Festival de Toronto do ano passado, entre um “conjunto muito grande” de 17 filmes, “de vozes emergentes”, como destaca a organização do Festival. A secção Novíssimos inclui 13 ‘curtas’ das “novas vozes” do cinema, como “À Tarde, sob o Sol”, de Gonçalo Pina, “Nestor”, de João Gonzalez, e “Selvajaria”, de Camila Vale. A Competição Internacional do IndieLisboa inclui 43 filmes, 12 longas-metragens e 31 ‘curtas’, com destaque para o documentário “L’Île aux oiseaux”, da dupla luso-suíça Maia Kosa e Sérgio da Costa – em competição em 2019 nos festivais de San Sebastian (Espanha) e Locarno –, e “Si yo fuera el invierno mismo”, filme da argentina Jazmin Lopez, com direção de fotografia de Rui Poças. Programa completo e demais informação em https://indielisboa.com/.

2. A partir do mote “Alegria para o fim do mundo”, transcrito do livro de Andreia C. Faria, a Feira do Livro do Porto prepara-se para abrir as portas ao público, pelo sétimo ano consecutivo, nos Jardins do Palácio de Cristal, decorrendo entre os dias 28 de Agosto e 13 de Setembro. Pela primeira vez, o espaço físico estende-se até à Casa do Roseiral, com concertos ao pôr do sol, e ao Pavilhão Rosa Mota, onde terá lugar o ciclo de debates e uma sessão especial das Quintas de Leitura. Lições, conversas, palavra soprada, rádio, cinema, concertos, oficinas e espectáculos são, a par dos 119 stands inscritos em representação de oito dezenas de entidades (entre livreiros, editoras, alfarrabistas, distribuidores e entidades públicas e privadas), os pontos nevrálgicas da grande festa do livro na Invicta. Garantidas estão as necessárias medidas preventivas e de segurança, com a disponibilização de álcool gel e desinfectante e o controlo das entradas até um limite máximo de 3.500 pessoas. Todas as novidades para acompanhar em https://www.facebook.com/feiradolivrodoporto.cmp/.

3.  O Centro de Artes Visuais (CAV), em Coimbra, assinala os 40 anos dos Encontros de Fotografia com uma exposição colectiva que atravessa toda a história do certame. Intitulada “Spectrum”, com curadoria de Ana Anacleto, a mostra explora a história de quatro décadas dos Encontros com uma selecção de obras pertencentes à colecção da instituição. Organizada em quatro núcleos sub-temáticos, esta exposição coloca em diálogo obras de autores nacionais e internacionais, “em muitos casos desenvolvidas no âmbito de projectos de investigação específicos que resultaram de convites e encomendas realizadas ao longo dos últimos 40 anos, pela organização dos Encontros de Fotografia”, explica o CAV. Na exposição, estão presentes obras de André Cepeda, Christian Vogt, Daniel Blaufuks, Debbie Fleming Caffery, Dolorès Marat, Gabriele Basílico, Jorge Molder, Julião Sarmento, Stéphane Duroy e Wim Wenders, entre outros. Para além da mostra central, está também disponível para visita uma exposição individual de Pedro Henriques, intitulada “Cápsula”, na sala “Project Room” do CAV. Inaugurada a 27 de junho, a exposição vai estar patente até 13 de setembro, sendo a entrada gratuita. Mais informações em https://www.facebook.com/cav.encontrosdefotografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário