Páginas

domingo, 14 de junho de 2020

Vemos, ouvimos e lemos... #1



1. Com a exibição dos três filmes correspondentes à nona sessão, chegou ao fim o Shortcutz Ovar na sua versão online. Fazendo incidir a sua atenção sobre as obras exibidas ao longo da temporada de 2019, a iniciativa permitiu ver ou rever um total de vinte e nove curtas-metragens, muitas delas de enorme qualidade e que atestam bem o valor do cinema português neste particular formato. Destaque para os superlativos “Agouro”, de David Doutel e Vasco Sá, “Red Hill”, de Laura Carreira e “Sleepwalk”, de Filipe Melo, todos eles galardoados na mostra ovarense. Mas o bom cinema não se quedou por aqui e ao júri terá cabido a ingrata tarefa de deixar de fora dos prémios os notáveis “California”, de Nuno Baltazar, “A Era das Ovelhas”, de Eva Mendes, Joana de Rosa e Sara Augusto, “Náufragos”, de Pedro Neves, “Calipso”, de Paulo Oliveira e Pedro Martins, “Pixel Frio”, de Rodrigo Areias e sobretudo “Declive”, de Eduardo Brito. De regresso às salas e ao público, a quarta temporada do Shortcutz Ovar é retomada já na próxima quinta-feira, dia 18 de Junho, devendo os interessados inscrever-se na página do evento em https://www.facebook.com/events/266746531203497/.

2. Chama-se “Manual de Sobrevivência de Um Escritor” e é o mais recente livro de João Tordo. Partindo das suas memórias do ofício, nele o autor esboça uma espécie de manual para todos aqueles que se interessam pelo mundo da escrita — sejam escritores a dar os primeiros passos ou leitores curiosos. “Esta viagem pelos meandros de um ofício que recusa deixar-se ensinar — e de muitas das suas vertentes e consequências, como a técnica, o enredo, as personagens, a edição, a crítica, o fracasso, a sobrevivência — é também uma incursão no lado mais íntimo de um escritor entregue à sua mais dilacerante paixão”, pode ler-se na sinopse. Editado pela Companhia das Letras, o livro foi lançado na passada terça feira, em formato online, com a presença do autor, do jornalista João Gobern e da editora Clara Capitão, das quais destaco as palavras elogiosas. Para adoçar a boca, assista à conversa em https://www.facebook.com/joaotordoescritor/videos/557750588257335/. E depois vá a correr comprar o livro. 

3. Autor de “O Meu Irmão” (Prémio Leya 2014) e “Pão de Açúcar” (Prémio José Saramago 2019), Afonso Reis Cabral percorreu os quase 739 quilómetros da Estrada Nacional 2, numa caminhada de 24 dias por aquela que é uma das maiores estradas do mundo. Entre Abril e Maio de 2019, Afonso cruzou montanhas e planícies, mergulhou em rios, caminhou debaixo de tempestades e sob sol ardente. Mas sobretudo parou para conversar com quem encontrava. No fim de cada dia, publicava na sua página do Facebook um diário escrito no telemóvel relatando os principais eventos da viagem. Com milhares de leitores, comentários e partilhas, os seus textos geraram grande entusiasmo, vindo a ganhar a forma de livro em 2019. Agora, a experiência do escritor na maior estrada do país ganha uma nova dimensão com o documentário “Leva-Me Contigo”, produzido por Vasco Galhardo Simões e realizado por João Pedro Félix, o qual reúne filmagens inéditas do percurso e testemunhos de algumas das pessoas com quem Afonso Reis Cabral se cruzou. Para ver na RTP Play, em https://www.rtp.pt/play/p7368/leva-me-contigo-o-documentario.

Sem comentários:

Enviar um comentário