Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Vemos, ouvimos e lemos... #2



1. “O silêncio abre o coração das sombras. Por tal sossego, as árvores caminham. Mas são as mulheres quem lhes assegura a elegância do porte (...)”. Foi com estas palavras, bebidas do poema “Uma beleza dificílima”, de Eduarda Chiote, e ditas pela voz de Carlos Nuno Granja, que teve início a 200ª emissão do programa radiofónico “A Ler É Que A Gente Se Ouve”. No ar todas as segundas feiras, entre as 21h00 e as 22h00 nos 98.7 da Antena Vareira FM ou em www.radioavfm.net, o programa prepara-se para soprar cinco velas e tem-se afirmado como um veículo ímpar nesse esforço de divulgação da literatura e da prova da importância dos livros nas nossas vidas. As 2000 sugestões de livros enunciadas até à data e as mais de duas centenas de escritores homenageados, estão aí a atestar o valor deste verdadeiro porta-estandarte cultural tão brilhantemente assumido por Carlos Nuno Granja. Nesta edição “redonda”, o apresentador – que é também escritor – trouxe-nos a poesia de Wanda Ramos e de Eduarda Chiote, prestando-lhes a devida homenagem e realçando a importância de ambas no surgimento e afirmação do movimento pós-modernista. Ao longo do programa, Luísa Sobral assumiu a vertente musical, emprestando ao momento uma invulgar suavidade e delicadeza. Depois disto, será que vai perder o próximo programa?

2. Chama-se “Margarida Espantada” e é o mais recente romance de Rodrigo Guedes de Carvalho. Editado pela Dom Quixote e abordando temas como a violência doméstica e a saúde mental, o livro é apresentado pelo próprio autor como sendo “um livro duro”, que não devemos recear: “As histórias que mais nos prendem trazem uma catarse que nos carrega as mágoas, personagens que apresentam as suas semelhanças connosco. Gosto da ficção que é número arriscado de circo, com fogo e espadas, que nos faz chegar muito perto da queimadura que não vamos realmente sentir. Mas reconhecemos”, diz. É possível ouvir Rodrigo Guedes de Carvalho ler um excerto deste seu livro a partir da sua conta do Facebook, e é também possível saboreá-lo como audiolivro, pela voz do próprio jornalista, adquirindo-o em kobo.com. Mas o melhor, digo eu, é mesmo comprar o livro na sua versão papel, disponível nas bancas desde o passado dia 02 de Junho.

3. Depois de Afonso Cruz, Ana Margarida de Carvalho e Bruno Vieira Amaral, o Plano Municipal de Leitura de Matosinhos (PML) regressa já na próxima semana com a escritora Isabel Stilwell. Moderada pelo escritor e jornalista Sérgio Almeida, a sessão terá lugar no dia 25 de Junho, às 18h30, podendo ser acompanhada a partir da página do Facebook da autarquia em facebook.com/camaramunicipalmatosinhos/. Jornalista e escritora, Isabel Stilwell estreou-se na escrita de romances históricos com “Filipa de Lencastre”. O seu mais recente livro, “D. Manuel I – Duas Irmãs para um Rei”, com chancela da Editorial Planeta, acaba de ser editado, nele se contando a história de um dos reis mais importantes da nossa História, construtor do império global português, na verdade um homem que não nasceu para ser rei e que chegou ao trono depois de ver morrer o sobrinho e ver assassinar o irmão e o cunhado. Tudo isto numa época fascinante dos Descobrimentos, em que Lisboa se enche de espiões e especiarias. Este será, certamente, um dos temas de conversa do próximo PML, mas haverá muitos mais. Anote já na agenda e não perca!

Sem comentários:

Enviar um comentário