Páginas

domingo, 15 de março de 2020

CONCERTO: Salvador Sobral e André Santos | "Quinta das Canções"



CONCERTO: Salvador Sobral e André Santos | “Quinta das Canções” 
Página do Facebook de Salvador Sobral 
14 Mar 2020 | sab | 21:30


Foi no início de Julho de 2019 que André Santos e Salvador Sobral começaram a dar forma ao projecto “Quinta das Canções”, partilhando o primeiro trabalho na página de Salvador Sobral no Youtube. Todas as quintas feiras, os dois músicos e amigos propuseram-se a interpretar um tema da sua preferência, destacando canções que os inspiram, ao mesmo tempo homenageando os seus afectos, admirações e influências musicais. De espírito livre e sem regras, o projecto foi avançando e conta, até ao momento, com vinte e dois episódios, todos eles sobre temas de cantores e compositores portugueses. 

Agora, em tempo de medidas excepcionais determinadas pela pandemia do novo coronavírus, a dupla fez questão de levar mais longe e sua criatividade e, sobretudo, a sua generosidade, oferecendo a todos aqueles que, voluntária ou involuntariamente, se encontram confinados às suas casas, um concerto online onde recuperaram a quase totalidade das músicas que compõem o projecto. Com transmissão em directo a partir da página do Facebook de Salvador Sobral – em https://www.facebook.com/salvadorsobralmusic/ -, a iniciativa colheu do público uma forte adesão e, de Edimburgo às Caldas da Rainha, de Creta à Ilha da Graciosa, de Berlim, Roma ou Madrid ao Marco de Canaveses ou a Ovar, as mensagens de gratidão e carinho foram-se sucedendo ao longo de todo o concerto. 

“O Primeiro Gomo da Tangerina” marcou o arranque do concerto, fazendo-nos recuar mais de 25 anos ao encontro das palavras e da música de Sérgio Godinho. Seguiu-se “Só”, de Jorge Palma, “O Navio Dela”, de Manel Cruz e o genial “Senta-te Aí”, dos Rio Grande, com a música de João Gil e as palavras de João Monge a falarem-nos de “ter uma luta que é só tua”. “No Fundo dos Teus Olhos de Água”, de Lena d’Água e “Tu e Eu”, a versão do Conjunto Académico João Paulo sobre um original dos The Turtles, “Happy Together”, precederam um curto intervalo determinado pelo apelo a uma “corrente de esperança e energia dedicada a todos os profissionais de saúde que trabalham em todo o país” e que levou muitos portugueses a baterem palmas às varandas e janelas de suas casas, em jeito de agradecimento a quem, na primeira linha, lida diariamente com tão delicada situação. 

A segunda parte do concerto começou com Salvador Sobral ao piano, a falar do adiamento da sua tournée europeia e a “furar” o alinhamento da “Quinta das Canções”, dedicando aos seus fãs polacos, mas também belgas, holandeses, alemães e luxemburgueses, o lindíssimo tema “Dwa Serduszka”. De novo na companhia de André Santos, tempo para escutar José Mário Branco e o muito adequado “Travessia do Deserto”, bem como “Sem Emenda”, de Joana Espadinha, “Lado Esquerdo”, dos Clã, “O Verdadeiro Amor”, de Luísa Sobral, “Todos os Homens São Maricas Quando Estão com Gripe”, de Vitorino e, do próprio Salvador Sobral, “Anda Estragar-me os Planos”. Ainda que sem palmas, todos sabemos o quanto se esperava o “encore” e a dupla não se fez rogada. “Casei com uma Velha”, do enorme Max, “Isso e Aquilo”, de Nana Caymmi, o incontornável “Amar Pelos Dois” – no caso concreto um “amar por TODOS” – e “Verdes São os Campos”, de Zeca Afonso, colocaram um ponto final num momento que nos deixa sem palavras. Pela arte, pela solidariedade, pelo exemplo, obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário