Páginas

domingo, 17 de novembro de 2019

CONCERTO: Joe Lovano Tapestry Trio com Marilyn Crispell e Carmen Castaldi



CONCERTO: Joe Lovano Tapestry Trio com Marilyn Crispell e Carmen Castaldi
Guimarães Jazz 2019
Centro Cultural Vila Flor, Grande Auditório
13 Nov 2019 | qua | 21:30


Depois de Charles Lloyd ter colocada a fasquia a uma altura incrível logo na abertura desta edição do Festival de Jazz de Guimarães, foi com enorme expectativa que assistimos ao concerto de Joe Lovano. A sua presença em palco, porém, acabaria por se revelar fracassada, sobretudo porque a música que Lovano nos trouxe, ainda que rica em texturas rítmicas, revelou uma dimensão demasiado livre, com reflexos negativos particularmente na consistência harmónica e melódica de alguns temas, bem como na coerência dum alinhamento que acabou por misturar preciosas pérolas com um experimentalismo de gosto duvidoso.

Com Marilyn Crispell no piano e Carmen Castaldi na bateria, este Trio Tapestry – que é também o título do álbum editado em Janeiro deste ano pela editora ECM – só a espaços conseguiu fazer passar a mensagem de uma “música introspetiva e contemplativa, desinteressada de ambições virtuosísticas, desligada de pretensões de inovação, focada sobretudo na expressão da beleza e comprometida apenas com o propósito da partilha e da congregação dos espíritos”. E se é verdade que “Rare Beauty”, “Tarrassa” ou “Night Creatures” poderiam facilmente suportar a carta de intenções do trio, temas como “Gong Episode” ou “Dream and That” acabam por deitar tudo a perder.

Há, todavia, um aspecto de enorme relevância neste concerto e que importa realçar pela positiva. Falo de Marilyn Crispell e da forma como brilha neste trio. Carregando sobre si a tarefa de alimentar o diálogo com o saxofone e, a espaços, com a bateria (ou com os dois), a pianista cota-se como a figura central do agrupamento, chamando a si o grosso das atenções. É inegável o virtuosismo de Joe Lovano, como é de louvar a forma “sussurrada” como Carmen Cristaldi faz ouvir a sua bateria. Crispell, contudo, destaca-se na sua forma de entender a música e de a mostrar, o que permite uma constatação óbvia: Fui a Guimarães para ouvir Lovano, mas foi Marilyn Crispell que trouxe comigo. Nos sentidos e no coração.

[Foto: Centro Cultural Vila Flor | facebook.com/CCVF.Guimaraes/]

Sem comentários:

Enviar um comentário