EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: Mira Mobile Prize 2024
Vários artistas
Curadoria | Manuela Matos Monteiro, João Lafuente
MIRA | Artes Performativas
04 Mai > 08 Jun 2024
Quem não tem, nos dias de hoje, um smartphone? Serão poucos os braços erguidos num país onde o número de telemóveis ultrapassa largamente a população portuguesa. A percepção que temos, enquanto utilizadores destes equipamentos, é que a sua evolução tecnológica tem sido uma constante e que isso vem alterando, de forma significativa, a utilização que lhes damos. Mais do que uma ferramenta para comunicar com o mundo, eles funcionam, cada vez mais, como uma janela para a nossa percepção desse mesmo mundo, abrindo espaço às múltiplas interpretações da realidade que nos rodeia. Celebrando a fotografia mobile há quase 10 anos, a dinâmica e atenta equipa do Mira Fórum - Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, assistidos por Luísa Rosas da Silva - voltou a lançar o repto à comunidade mobile, na certeza do seu espírito de abertura em relação ao novo que se traduz, sempre, num vastíssimo conjunto de imagens enviadas de todo o mundo. Assim foi, uma vez mais, nesta 17ª edição do concurso, dedicada a Marian Seid Rubin, pioneira da fotografia mobile e um membro ativo e solidário da comunidade organizadora.
A novidade desta edição é a inclusão, nas categorias a concurso, da “IA” - imagens construídas com recurso à Inteligência Artificial -, ao lado das categorias “Arte Digital”, “Arquitectura”, “Minimal”, “Paisagem”, “Retrato” e “Vida Quotidiana”. Na base desta opção está a percepção de que este é um espaço de futuro, algo que começa a mexer com a curiosidade de todos e a levar alguns a experimentar novos caminhos na arte de construir imagens. É inegável que são cada vez mais os membros da comunidade mobile a apresentar excelentes trabalhos com recurso à Inteligência Artificial e é esse espírito de experimentalismo e alguma irreverência que levou os organizadores a ousar arriscar aquilo que provoca e inquieta: a Inteligência Artificial na Fotografia. Ao Júri do concurso - constituído por Andrea Bigiarini, Gina Costa, Giulia Baita, Joanne Carter e Mário Pires - coube a tarefa de seleccionar, de entre os muitos milhares de fotografias recebidas, as duzentas melhores e, numa fase posterior, as cinquenta de uma “short list” que ocupam o espaço do MIRA | Artes Performativas, bem como os vencedores do Prémio Mira Mobile Prize 24’, português mais bem classificado e, ainda, a melhor classificação na categoria IA.
O Júri decidiu atribuir o Prémio Mira Mobile Prize 24’ à arquitecta e fotógrafa artística brasileira Andrea Seligman, enquanto o nosso bem conhecido António Tedim foi o português mais bem classificado. Diana N. Jeon foi distinguida com o melhor trabalho de IA. Estes trabalhos podem ser vistos na belíssima “caixa de cortiça” da Rua Padre António Vieira, ao lado de imagens igualmente muito belas e significativas da autoria de, entre outros, Adelino Marques, Ana Valente, Teresa David, Bruna Costa, Clara Magalhães, Nuno do Carmo, Paulo C. Amado, Selene Vicente, Amo Passicos, Pati John, Aylin Argun, Mary J. Rosenfeld, Catherine Caddigan, Karen Divine, Jane Schulz, Alex Imas ou Eliza Tsitsimeaua. Face à grande qualidade das fotografias, a organização do concurso decidiu aumentar, nesta edição, o número de imagens em projecção para as duzentas, o que revela que a fotografia mobile consolidou, de facto, o seu lugar no mundo da fotografia. Para aqueles que não tiverem a possibilidade de se deslocar ao Porto até ao próximo dia 08 de Junho e acompanhar a exposição, podem sempre ver esta selecção alargada no canal de Youtube do MIRA Fórum, em https://www.youtube.com/@miraforum2184.
Sem comentários:
Enviar um comentário