EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Inspirações”,
de Sherry Akrami
iNstantes 2024 – Festival Internacional de Fotografia de Avintes
Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Avintes
10 Mai > 26 Mai 2024
Um olhar sobre as propostas da 11ª edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, leva-me a eleger “Inspirações”, da fotógrafa iraniana Sherry Akrami, como uma das mais cativantes e originais do certame. Aliando a imaginação desbordante a uma enorme fantasia e criatividade, Akrami prova que não há limites para a sua arte de contar histórias. Num preto e branco saturado, a artista mostra-se exímia nessa espécie de combinação entre a Fotografia e a Animação, oferecendo-nos imagens surreais e oníricas capazes de transmitir uma vasta gama de sentimentos e emoções, pensamentos, crenças e ideias. Irresistíveis, as fotografias que compõem a mostra oferecem-se em complexidade e beleza, pedindo que as olhemos sem pressas. Nelas vamos encontrar engenhosas construções imagéticas a partir de fragmentos variados, que desafiam a perspicácia de quem as vê na busca do que é real, enquanto parte de uma captura no terreno, e aquilo que é trabalho de composição gráfica.
De origem iraniana, Sherry Akrami passou cinco anos da sua infância em Madrid, começando a interessar-se pelas artes numa escola primária da capital espanhola. Aí foi percebendo que os livros ilustrados e as histórias literárias que lhe eram dadas a ler eram muito diferentes das que conhecia nas escolas do Irão, mais orientadas para a fantasia, ao contrário do realismo de que se revestiam as histórias no seu país natal. Começava assim o seu amor pelo mundo da fantasia, o qual acabaria por se ir consolidando aos poucos e por determinar as opções de vida da artista. Bacharel em Fotografia e mestre em Animação, ambos pela Universidade de Arte de Teerão, Sherry Akrami trabalhou em animação 2D e 3D, em séries de TV e curtas-metragens, após ter terminado os seus estudos universitários. Ao mesmo tempo manteve-se activamente envolvida com a fotografia e desenvolveu aptidões técnicas na área da fotomontagem. Daí que se compreenda que todas as suas imagens são criadas com recurso à câmara escura digital dos dias de hoje, o Photoshop.
O rigor colocado na tentativa de contar uma história é evidente em cada uma das suas imagens. Há uma relação de proximidade muito forte com os assuntos abordados pela artista, patente numa criteriosa escolha de elementos, geralmente extraídos de ambientes naturais. É interessante notar que estes ambientes não existem tal como os vemos, antes servem de ponto de partida de um conjunto de trabalhos que englobam, na maior parte dos casos, muito mais do que apenas uma ou duas fotografias. O trabalho é processado em monocromático, com particular enfoque no contraste e na iluminação, de forma a realçar os elementos fantásticos das composições. Os céus carregados de nuvens, as raízes que se erguem da carapaça de uma tartaruga, o jardim florido que constitui o corpo de um pássaro, as máscaras esculpidas nas rochas de um desfiladeiro ou uma lua cheia pousada nos ramos despidos de uma árvore, falam-nos de um mundo habitado por seres simbióticos na sua essência, harmoniosos na relação que estabelecem entre si, cúmplices e felizes. Vale muito a pena ver!
Sem comentários:
Enviar um comentário