CERTAME: iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes 2024
Curadoria | Pereira Lopes
Organização | iNstantes - Associação Cultural
Vários Locais
10 Mai > 26 Mai 2024
Numa altura em que se encontra a decorrer o iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes 2024, é tempo de olhar as propostas desta 11ª edição, distribuídas por doze espaços distintos dos concelhos de Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Castelo de Paiva e Braga, e que reúne trabalhos de quase meia centena de fotógrafos de onze países. Ao encontro da enorme variedade de géneros e estilos que voltam a oferecer-se ao visitante, seguimos os passos da visita promovida pela organização do Festival ao longo do dia de ontem, começando por Lourosa onde, na Casa da Cultura, Nuno Feliz expõe “Máscaras & Cencerros”, uma mostra que pretende dar a ver as celebrações do solstício de Inverno em Portugal e Espanha, através dos seus representantes mais significativos: Caretos e Peliqueiros, Pantallas e Momotxorros, Boteiros e Cardadores. No Parque Biológico de Gaia, a brasileira Maria Lucila Horn mostra “Proibido Subir ao Altar”, propondo um olhar sobre as muitas camadas que medeiam o real e o etéreo, o profano e o espiritual. Com uma temática aproximada, Valter Vinagre apresenta na Fundação Joaquim Oliveira Lopes “Do Amor-Clausura”, conjunto de imagens através das quais o artista nos fala “do amor aprisionado, do amor que se entranha mal nascemos e nos transcende na morte, dos fragmentos que se perpetuam, sem que dependa de nós.”
Pólo maior desta edição do Festival iNstantes, a Casa da Cultura de Avintes acolhe sete exposições de fotógrafos de cinco países. Ana Sabiá, do Brasil, expõe “Correspondências 2020-21”, composições através das quais a artista, com extrema sensibilidade, procura respostas para as clássicas questões filosóficas: “Quem sou? De onde vim? Para onde vou?”. Falecido em 2022 na cidade de Ponta Delgada, Benjamim Leandro Medeiros é lembrado em “Homenagem” através de uma selecção de trabalhos seus que abraçam as ilhas dos Açores. “The Aviary”, do norte-americano CJ Karch, é um curioso trabalho que tem como objectivo influenciar emoções, despertar a imaginação e alterar a percepção da realidade, através da criação de um mundo fantasioso. Com “Red - Prazer Sexual Feminino”, a portuguesa Filomena Paulo reflecte sobre aquilo que para muitas mulheres é ainda tabu. Da Finlândia, Jorma Ojama traz-nos “A Delícia de Descobrir”, conjunto de imagens que devem ser vistas sequencialmente, espécie de jogo em busca do elemento comum à imagem anterior. Composto por sete fotógrafos espanhóis, o colectivo Streetosphera apresenta “Streetosphera”, exposição feita de espontâneos colhidos na rua através do olhar atento de quem se esforça por congelar momentos únicos e irrepetíveis. Por fim, a exposição “Memórias” é o resultado da digitalização de fotografias a partir de placas de vidro, na sua maioria com mais de cem anos de existência, algumas das quais reconhecidas como sendo da autoria de Emilio Biel. A colecção é propriedade do avintense Américo Santos e resulta na mais surpreendente e valiosa exposição desta edição do Festival iNstantes.
O Salão dos Bombeiros Voluntários de Avintes é o segundo grande pólo do Festival iNstantes, ao acolher trabalhos de enorme qualidade da autoria de oito fotógrafos, o que faz dele um local de visita obrigatória. A curadoria do certame teve o cuidado de fazer da qualidade e variedade das propostas a imagem de marca deste núcleo, com trabalhos que vão do fotojornalismo à fotografia assente na intencionalidade do movimento da câmera, da ficção fotográfica à manipulação digital com recurso a programas de edição. Está neste último caso “Inspirações”, da fotógrafa iraniana Sherry Akrami, conjunto absolutamente fabuloso de imagens místicas e mágicas, intensamente trabalhadas num preto e branco saturado, ponto de partida para o desenvolvimento de histórias oníricas e surreais. Filipa Scarpa traz-nos, entre o impressionismo e o abstracto, “Intencional”, série de fotografias colhidas através da técnica ICM - Intencional Camera Movement. Com “Angola…”, António Pinto leva-nos numa viagem pela riqueza de cores, cheiros e sabores, sorrisos, alegrias e vidas, de um país que nos é particularmente querido. “Homens e Mulheres de Sal e Ferro”, do espanhol Xesús Búa, fala-nos dos “percebeiros”, homens e mulheres que arriscam diariamente a vida na apanha do tão cobiçado marisco.
As quatro restantes exposições que podem ser vistas no Salão dos Bombeiros Voluntários de Avintes, cruzam olhares de dois fotógrafos portugueses e dois brasileiros. “À Meia-Noite Voltarei”, de Paloma Gomide, convida à releitura da história da Cinderela, transferida para a periferia de Florianópolis, uma grande cidade do sul do Brasil. “Diálogos em Foco”, de Raúl Silva Pereira, fala-nos essencialmente dos pequenos-nadas de que a vida é feita, momentos encontrados na trivialidade dos dias e nos momentos mais vulgares, expressão da sensibilidade e emoções vividas pelo fotógrafo. Numa terra mundialmente conhecida pela sua broa, Ana Soukef traz-nos leituras da sua matéria prima através de um conjunto de imagens intituladas “Milho, coração da América”. Viajante incansável, José Luís Santos está de regresso ao iNstantes, depois de aqui ter mostrado, na edição de 2019 do Festival, um conjunto de belíssimas imagens da “Rota da Seda”. Desta vez, o artista tem para oferecer “Diários do Cáucaso” e, com eles, o difícil exercício da sobrevivência numa terra de fronteira onde se chocam os legados dos impérios russo, persa e otomano.
Rumando à Junta de Freguesia de Avintes, é possível apreciar “Refugiados na Europa”, exposição colectiva que devolve o olhar de nove fotógrafos portugueses, oito finlandeses e um turco, sobre o drama dos refugiados e suas implicações, económicas, sociais e políticas. Não longe dali, no Clube Recreativo de Avintes, Francisco Ricarte expõe “EmCasa”, “evocação emocional e visual introspectiva de territórios que têm sido redescobertos pelo autor em diversas viagens de retorno ao nosso país, previamente à sua fixação em Macau. Por último, dentro daquilo que foi possível ver, a fotógrafa norte-americana Patricia Scialo expõe no edifício-sede dos Plebeus Avintenses “Pela Janela dos Olhos Dela”, trabalho de 2019 que documenta a ligação entre duas irmãs sob o olhar da sua mãe. O iNstantes completa-se com as exposições da colombiana Kata Garcés, “Rede Cósmica”, na Associação Cultural e Musical de Avintes; do argentino Guillermo Franco, “Ai Meus Pequenos Olhos”, na Capela da Póvoa, em Pedorido (Castelo de Paiva); e do romeno Vlad Dumitrescu, “Dentro”, que conta com curadoria de Adriana e Henriques e vai poder ser vista até ao dia 26 de Junho no passadiço Piso 1 da Escola de Medicina da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, em Braga.
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