EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Malign Influences”,
de Diego Moreno
Encontros da Imagem de Braga 2023
Galeria do Paço - UMinho
16 Set > 28 Out 2023
“Em criança, Diego Moreno serviu durante doze anos a Igreja Católica. Inspirado pela sua visão Apocalíptica, foi criado num ambiente altamente religioso, o que fez com que crescesse perturbado pela sua orientação sexual. A sua identidade estava encoberta pelos preconceitos e pela culpa que as doutrinas religiosas impõem. Ao longo da sua vida, a simbologia do monstruoso e do anormal foi a única imagem com a qual conseguiu criar empatia devido à rejeição. É destas vivências que nasce “Malign Influences”, projecto de intervenção gráfica sobre o arquivo fotográfico familiar do artista. Através da exploração manual com lápis de cor, grafite, tinta da China, marcadores, óleo ou materiais como a lixívia ou o vinagre, as fotografias sofrem vários processos de intervenção como forma de criar novas realidades inventadas a partir de uma verdadeira obsessão e fascínio pelo anómalo.
Reflectindo sobre o seu trabalho, Diego Moreno conta que “Malign Influences” lhe permite “construir um mundo alternativo sem culpa, prestando homenagem ao meu álbum de família, um dos principais artefactos ficcionais das nossas vidas que gera a nossa identidade ao longo do tempo”. Este projecto é protagonizado pelos seres que habitam a sua cabeça, que não se escondem nem se calam, mostram-se em toda a sua monstruosidade. Através das suas múltiplas vozes reivindicam a sua diferença. A sua linguagem não gramatical surge, assim, como uma recusa à condenação do silêncio. Partilhando com Matthieu Croizier uma vasta sala no piso térreo da Galeria do Paço - UMinho, Diego Moreno e a sua obra são uma lufada de ar fresco na forma de percepcionar o significado e alcance da fotografia nos dias de hoje e “Malign Influences”, com o realismo mágico que as imagens convocam, constitui um dos maiores momentos da edição deste ano dos Encontros da Imagem.
Diego Moreno [https://www.instagram.com/diiegotv/] recebeu vários prémios internacionais, entre os quais se destacam o Unstuck Photography Grant 2022 pela Magenta Foundation Toronto, o The Foam Talent 2022 Amsterdão, o LensCulture Art Awards 2021, Amsterdão, o Cheerz Photo Festival 2019 Paris e o Acquisition Award da X Biennial of Puebla de Los Angeles 2015, no México. O seu trabalho é apresentado tanto a título individual como em exposições colectivas, e faz parte de colecções públicas e privadas um pouco por todo o mundo. O seu trabalho foi também publicado em diferentes meios de comunicação internacionais, tais como The Guardian, The British Journal Of Photography, Vogue Italia, GQ Magazine, GLAM Cult, Creative Review, LensCulture, PHMuseum; Der Greif, The Sun, BuzzFeed, FutureShoots, Dienach Magazine, Photo World Magazine China e Burn Magazine, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário