Páginas

sábado, 7 de outubro de 2023

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Everything goes dark a little further down"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Everything goes dark a little further down”,
de Matthieu Croizier
Encontros da Imagem de Braga 2023
Galeria do Paço - UMinho
16 Set > 28 Out 2023


“Everything goes dark a little further down” é uma exploração pessoal do conceito de monstruosidade, bem como uma exploração das peculiaridades do próprio artista. Analisar a construção do conceito de monstruosidade ao longo da história, desde a invenção da histeria no século XIX até ao papel dos ‘freak shows’, onde a encenação era primordial e as imagens eram manipuladas para desempenhar um papel vital no reforço da norma, serviu de ponto de partida ao projecto. “Agarramo-nos a ideias binárias de beleza, distinguindo ativamente entre o que é belo e feio, doente e saudável, normal e anormal”, refere Matthieu Croizier na falha de sala que acompanha esta exposição, para de imediato referir a sua intenção de, com este trabalho, diluir estas ideias e mostrar que a monstruosidade existe dentro de todos nós, e que é um conceito que foi moldado e construído ao longo do tempo.

Através da auto-representação, o artista utiliza o próprio corpo como matéria-prima, procurando fabricar a monstruosidade a partir de coisas simples que o rodeiam, abraçando-a em vez de a rejeitar. Nas suas palavras: “Fiquei fascinado pela reapropriação de certos termos estigmatizantes, como “aberração”, “bicha” e “maricas”, como forma de resistência, e assim transformar as aparentes fragilidades em força. Isso foi o que realmente inspirou este projeto, através do qual decidi reivindicar a minha própria monstruosidade”. “Everything goes dark a little further down” transforma-se, assim, numa carta de amor ao anormal, uma renúncia à normalidade. Em matéria de iconografia médica ou anatómica, Matthieu Croizier procura desconstruir as representações normativas do corpo. Até que ponto um corpo é um corpo e como pode libertar-se das normas que o constrangem?

Destacando-se do suporte onde se inscrevem nesta exposição, as fotografias retratam um extraordinário acto de metamorfose, onde fragmentos são fundidos para criar algo novo. A estética espetacular das imagens acaba por acentuar aquilo a que o artista se refere como “espectáculo de banalidades”, e a monstruosidade, que a princípio parece perturbadora, acaba por revelar a sua própria criação. Matthieu Croizier [https://matthieucroizier.ch/] é um fotógrafo baseado em Lausanne e tem um Bacharelato em Fotografia na Lausanne University of Arts and Design. Participou em exposições coletivas e recebeu vários prémios Internacionais, entre os quais o Paris Photo's Carte Blanche Students 2020, Futures Talents 2021 e British Journal of Photography’s Ones to Watch 2021. Neste momento encontra-se a trabalhar na publicação do seu primeiro livro de fotografia com a editora Mörel Books, “Everything goes dark a little further down”.

Sem comentários:

Enviar um comentário