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sábado, 27 de maio de 2023

CONCERTO: "A Fresh Glimpse of Binney"



CONCERTO: “A Fresh Glimpse of Binney”,
Com | David Binney (saxofone alto, composição)
Orquestra de Jazz de Espinho
Direcção musical | Eduardo Cardinho, Paulo Perfeito
Auditório de Espinho - Academia
26 Mai 2023 | sex | 21:30


Na viragem do século, a cidade de Nova Iorque recuperou o estatuto de centro nevrálgico da criação jazzística. A criatividade ebulia nos lofts e pequenos clubes de Manhattan e de Brooklyn e uma jovem geração de músicos competia pela atenção dos seus pares. Na vanguarda deste movimento vamos encontrar David Binney, um músico audaz, detentor de uma sonoridade enérgica e de um fraseado elaborado e assertivo. O som distintivo do saxofone de Binney e as suas composições inovadoras fizeram incidir sobre ele o olhar elogioso de críticos e colegas. Senhor de uma carreira brilhante e extraordinariamente prolífica, gravou mais de vinte e cinco álbuns como líder ou co-líder e participou em mais de quatro centenas de outros. Entre os nomes com quem trabalhou contam-se Gil Evans, Maria Schneider, Chris Potter, Aretha Franklin, Jamiroquai, Maceo Parker, Chrissie Hynde ou Norah Jones. Foi ele o convidado da Orquestra de Jazz de Espinho na noite de ontem onde, para além de solista, veio dar a conhecer uma das suas facetas menos reveladas, a de compositor para Big Band.

Exemplo notável do estilo de David Binney neste tipo de composições, “The Valley 1979” abriu o concerto da melhor forma. Escrita no início dos anos 2000, a peça remete para as memórias da infância e juventude do artista em Los Angeles, numa altura em que era já uma certeza da cena jazzística nova-iorquina e escreveu algumas peças para orquestra. Os primeiros momentos do tema são absolutamente marcantes, com a mestria e virtuosismo de Binney a mostrarem-se de forma única, tendo como suporte, apenas, o contrabaixo de José Carlos Barbosa e a bateria de João Martins. A música abre-se, então, à orquestra, dando ao trombonista Hugo Caldeira e ao trompetista Ricardo Formoso a possibilidade de brilharem em dois solos de grande qualidade e intensidade. Manteve-se a toada em “We Dream Oceans”, “Birth” e “Free”, os temas seguintes, sempre com a orquestra muito assertiva na resposta às solicitações do solista convidado, merecendo uma referência particular a condução alternada de Paulo Perfeito e Eduardo Cardinho e os solos dos dois vibrafonistas, João Rosa e Diogo Azevedo, e do trombonista Rui Bandeira. David Binney foi exímio na forma como soube “esconder-se” no seio do conjunto, para emergir em apontamentos distintivos da sua enorme classe nos momentos-chave de cada uma das peças interpretadas.

Pequena jóia deste concerto, “Ballad for Miami” poderia muito bem integrar a banda sonora de um filme de Hollywood, dada a sua vocação iminentemente clássica e o cunho visual muito forte. Esta sensação é reforçada pelo belíssimo solo de piano de Carlos Azevedo a abrir o tema e pelo naipe de clarinetes, onde pontificaram Matilde Zenha, Nuno Magalhães e Francisca Guedes e ainda Luisa Gil, na flauta transversal. Seguiu-se “The Golden Zone”, um tema marcado pelos solos inspirados de David Binney e pela extraordinária prestação do baterista João Martins. A terminar, em estreia mundial, “Petals” foi um momento de enorme beleza, tanto pela sua contemporaneidade - aqueles instrumentos todos a parecerem “remar” cada um para seu lado, como um carro que não quer pegar, se engasga mas acaba por aquecer e arrancar no melhor estilo -, como pela introdução da electrónica, fazendo o espaço saltar para uma outra dimensão. Já no “encore” escutou-se “Return” e escutou-se, enfim, a guitarra de Miguel Dantas, naquela que foi a estreia deste jovem na Orquestra de Jazz de Espinho.


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