Páginas

terça-feira, 9 de maio de 2023

CERTAME: iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes 2023


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

CERTAME: iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes 2023
Organização | iNstantes – Associação Cultural
Vários locais
28 Abr > 31 Mai 2023


Passo a passo, o iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes vai trilhando o seu caminho. De forma dedicada e empenhada, faz questão de dar a ver trabalhos que têm na qualidade o grande denominador comum e que são, no seu conjunto, representativos dos muitos “olhares” que a fotografia integra. Quase sem se dar por isso, o Festival chega este ano à sua 10ª. Edição e volta a propor-nos abordagens tão diversas como as questões sociais ligadas à raça e ao género, aos grandes problemas ambientais que o mundo enfrenta, à sobrepopulação, ao drama dos migrantes ou à crise pandémica. Com praticamente metade das mostras centradas na Casa da Cultura de Avintes e no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Avintes, esta edição do iNstantes propõe vinte e três exposições individuais, um trabalho partilhado por dois fotógrafos e ainda três exposições colectivas, abraçando artistas de dez nacionalidades, de Espanha à Venezuela, do Canadá à Colômbia, da Finlândia ao Paraguai, passando pelos Estados Unidos, Equador, Brasil e Portugal.

Ponto de paragem obrigatório, a Casa da Cultura abre-se ao visitante com “A Halt to Survive (Pandemic Times)”, uma exposição de García de Marina que nos propõe revisitar a pandemia com base numa iconografia muito própria. Depurado, rigoroso, sensível e inteligente, o trabalho do artista espanhol não deixa ninguém indiferente. Também Carmen Serejo nos propõe uma impactante visão sobre diferentes realidades que marcam o presente. Com curadoria de José Souto e o apoio da Amnistia Internacional, “In Limbo” debruça-se sobre o drama dos refugiados em imagens que reflectem a solidão e o medo, a fome e a morte, mas também a fé e a esperança. No piso inferior, o “repetente” Milton Ostetto propõe-nos “Mulheres e Resistência”, série de imagens com uma forte carga política que colocam a mulher no centro da acção, opondo-se aos retrocessos em curso num Brasil assolado por interesses do capitalismo neoliberal e resistindo aos ataques conservadores impulsionados pelo “golpista” Bolsonaro. Neste espaço, nota ainda para “Vida na Rua”, colectiva de fotógrafos portugueses e finlandeses, de Matti J. Niemi a Hugo Ferreira, de Filipe Salgado a Jouko Keto, entre muitos outros.

O Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Avintes abriga sete exposições, a primeira das quais, “Wòna ni Maitho - Ver com os Próprios Olhos”, de Fernando C. Matos e Monteiro Gil, é o resultado de um projecto de ensaio fotográfico sobre Moçambique realizado em Julho e Agosto de 2002. O quotidiano das populações, os usos e costumes, o património, o ensino, o artesanato, os mercados ou as actividades lúdicas das crianças, são alvo da atenção dos fotógrafos e dão azo à criação de belas imagens documentais. Também aqui encontramos “Céu de Urucum”, projecto fotográfico da brasileira Mari Gemma iniciado a 10 de Agosto de 2019, o “Dia do Fogo”, quando a floresta amazónica foi incendiada, intencionalmente, por produtores rurais. Vale a pena “espreitar” os videos-performance “O Futuro é um Buraco no Muro” e “(In)flama o Coração da América do Sul” que complementam o trabalho da artista. Muito interessante é a exposição “Sala Aberta”, resultante do desafio lançado aos amantes da fotografia estenopeica e que apresenta os trabalhos enviados por Adelino Marques, Óscar Valério, Rui Apolinário, Augusto Lemos, Ana Sousa e António Campos Leal, entre outros. A programação da 10ª edição do iNstantes e demais informações podem ser consultadas em https://www.instantesffa.com/.

Sem comentários:

Enviar um comentário