Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2021

CERTAME: iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes 2021


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

CERTAME: iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes 2021
Curadoria | Alice WR
Organização | iNstantes – Associação Cultural
Vários locais
30 Abr > 30 Mai 2021


Mundialmente conhecida pela tradicional broa, Avintes recebe, por estes dias, o iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes. Estendendo-se por vários pontos da vila e ainda pelas localidades vizinhas de Lourosa, Vilar de Andorinho e Castelo de Paiva, o Certame tem para oferecer um total de vinte exposições, duas das quais colectivas, envolvendo mais de meia centena de fotógrafos de nove distintos países. A grande particularidade desta oitava edição tem a ver com o facto de todos os projectos serem assinados por mulheres. Uma belíssima forma de afirmar a presença do género feminino no mundo da Arte e da Fotografia em particular, mas também uma merecida homenagem àquelas que, nas palavras da curadora desta edição do iNstantes, Alice WR, “se dedicam (e dedicaram) à Fotografia como hobby, criação artística ou meio de subsistência. (…) Os seus trabalhos, não são compatíveis com a ausência, a invisibilidade ou o silêncio”, diz.

Pólo central do Certame, a Casa da Cultura de Avintes abriga precisamente metade das exposições e representa, estruturalmente, a súmula perfeita da pluralidade e diversidade de olhares que esta 8ª edição do iNstantes congrega. É aí que vamos encontrar “Lo Que no Ves”, um projecto da espanhola Sonia Señorans iniciado em 2014 e que resulta num extraordinário conjunto de imagens que reflectem o viver e o sentir da artista naquilo que em si há de mais íntimo. Das quinze exposições que tive oportunidade de visitar esta é, indubitavelmente, a mais marcante e que, por esse motivo, merecerá o devido destaque em artigo exclusivo aqui no blogue. Outros grandes momentos são as exposições “Memórias”, de Carmo Diogo e “My Thoughts Shape My Future”, da fotógrafa grega Zisoula Ntasiou, e ainda o circunspecto “O Breviário do Decoro”, vídeo-instalação da autoria de Carla de Sousa.

Metendo os pés ao caminho, o átrio de entrada da Junta de Freguesia de Avintes volta a receber uma exposição colectiva de artistas portugueses e finlandeses, o todo resultando deveras estimulante pelo cruzamento de tendências e conceitos díspares à priori e, afinal, tão próximos entre si nessa formulação do “Ser Jovem, Hoje”. De Joana Rainer pode ser visto na Fundação Joaquim Oliveira Lopes o belíssimo “Lucid Dreams” enquanto Fátima Vicente Silva apresenta, nos Plebeus Avintenses, “Na Senda da Cidade”, um olhar terno e sensível sobre a urbe que já trabalha quando ainda não amanheceu e ainda trabalha já o dia há muito se fez noite. Na sede da ACMA – Associação Cultural e Musical de Avintes, podemos apreciar um conjunto de imagens de enorme beleza da autoria de Gabi Pontes, tirando partido das brumas que tomam conta, a espaços, da Ilha de S. Miguel, e dos jogos de luz e sombra daí resultantes.

Além da fisicalidade das várias propostas, a programação do certame inclui ainda um conjunto de actividades online de enorme interesse, nomeadamente sessões temáticas, workshops e conversas entre (e com) os artistas. A não perder, até ao próximo dia 30 de Maio.

2 comentários:

  1. Muito obrigada pela partilha do seu sentir sobre esta 8ª Edição do iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes dedicada, em exclusivo, ao trabalho de mulheres na fotografia. Solicitava uma pequena correcção, na parte que me toca: sou natural de luanda,Angola (como tantos outros portugueses que nasceram nos territórios do Ultramar), mas não tenho cidadania angolana. Por esse motivo agradecia que essa referência fosse retirada, por respeito também aos cidadão angolanos. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcção efectuada. Parabéns uma vez mais. Cumprimentos

      Eliminar