Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

EXPOSIÇÃO: "Morada Temporária" | Marzia Bruno


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO: “Morada Temporária”,
de Marzia Bruno
Museu Arte Nova, Aveiro
01 Ago > 27 Set 2020


Pelo curto tempo de dois meses, Marzia Bruno apossa-se dos espaços da Casa do Major Pessoa, Museu Arte Nova desde 2008, fazendo deles a sua morada temporária. Consigo traz objectos com histórias dentro, dispondo-os ao sabor das suas memórias e afectos. Dos caprichos, também, esses biombos permeáveis ao nosso olhar e aos nossos corpos, que desajeitadamente atravessamos, como que de olhos vendados, para nos entregarmos confiadamente nas mãos do desconhecido.

Rodeados de cores e pétalas, subimos em espiral ao encontro de lugares que nos são familiares, tornados outros pela presença de um conjunto de utensílios improváveis mas facilmente reconhecíveis, em combinações decorativas que são um desafio à sensibilidade do visitante. Olhando em volta, percebemos que não é apenas o espaço que se transmuta. Também os objectos adquirem outra significância, despidos desse cunho de banalidade que o quotidiano lhes impõe e assumindo-se como obras de arte. É esse “estatuto” que um vaso, uma mala de viagem, uma mesa posta, um par de cabides ou um conjunto de garrafas reclama. Pela postura que assumem. Pelas narrativas que criam. Pelas questões que convocam.

O branco toma conta de tudo, dando cor à cor. Distrai-nos do acessório, pede-nos que atentemos no essencial apenas. O essencial são agora uns degraus numa passagem estreita, que se sobem pé ante pé, ansiosamente, interessadamente. Essencial é também essa espécie de púlpito que, dominando o espaço, nos oferece novas visões, novas perspectivas. Essencial é ainda a multiplicidade de perspectivas que um espelho pode oferecer. O que nele vemos reflectido – o nosso rosto – é acessório.

Sem comentários:

Enviar um comentário