Páginas

domingo, 19 de julho de 2020

Vemos, ouvimos e lemos... #5



1. Em 2020, o Eixos - Ciclo de Teatro de Marionetas foi repensado e muda de casa, deixando o Cineteatro António Lamoso e o périplo pelas escolas concelhias e levando as histórias das marionetas aos espaços públicos e museus feirenses. De 1 a 16 de agosto, propõe-se um conjunto de eventos de enorme interesse, que inclui uma exposição retrospectiva, uma oficina de construção de marionetas e mais de uma dezena de espectáculos com cinco companhias de teatro, três portuguesas e duas galegas. Fora dos Eixos é uma aposta do Município de Santa Maria da Feira na retoma das actividades culturais programadas que tinham sido suspensas devido à pandemia. O ciclo de marionetas apresenta-se como programação de Verão para as famílias, distribuída por seis espaços públicos e equipamentos culturais. Atendendo às recomendações da Direcção-Geral da Saúde, a participação nos espectáculos exige inscrição prévia, ficando asseguradas questões como a segurança de distanciamento e a higienização dos espaços. Programa completo e inscrições em https://cm-feira.pt/web/guest/fora-dos-eixos.

2. Pelo quarto ano consecutivo, o FFIL – Freixo Festival Internacional de Literatura instala-se na vila manuelina de Freixo de Espada à Cinta para um fim de semana dedicado aos livros e à leitura. Promovida pela Editorial Novembro e pelo Município local, a iniciativa arranca às 21h00 do dia 24 de julho, no jardim do Museu da Seda e do Território, com a entrega do Prémio Literário Guerra Junqueiro à poeta Ana Luísa Amaral. Esta quarta edição vai oficializar a realização do FFIL Lusofonia, que terá lugar em Novembro deste ano, em Cabo Verde. Para assinalar este momento solene, estarão presentes Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, o Embaixador da República de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, e a Embaixatriz Manuela Jorge Brito, em representação do município da Cidade da Praia, anfitriã do Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2020. Completa o programa a conversa que juntará, na Congida, os escritores Lídia Praça e José Manuel Barata-Feyo, cujo encontro está marcado para as 11 horas do dia 25 de julho. Saiba mais em https://www.facebook.com/Freixo-Festival-Internacional-de-Literatura-216506098842164/.

3.  Entre os dias 22 a 26 de Julho tem lugar a 24ª edição do Avanca Film Festival – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia. Organizado em parceria pelo Cine-Clube de Avanca e pela Câmara Municipal de Estarreja, o certame reúne um conjunto de 111 obras cuja exibição será distribuída por Avanca, Estarreja e Ovar. A pequena mas acolhedora sala do Cinema Dolce Espaço, em Ovar, começou já a exibir os filmes mais marcantes da edição anterior e prepara-se, a partir de amanhã, para dividir as atenções entre as mostras de cinema de Itália, Japão, Croácia e Bósnia-Herzgovina (sempre às 16h00) e os filmes em competição (dias 23, 24 e 25, às 18h15 e 21h15), onde se percebe uma fortíssima presença do cinema português. Já esta noite, em modo antecipação, a longa-metragem “Sonhos”, que Joaquim Pavão rodou entre Santo Tirso e o Festival de Avanca do ano passado, abre mais cedo o espaço de competição, com exibição agendada para as 21h30 no Cine-Teatro de Estarreja. As Avanca Pitch Sessions e o Cinentertainment 9 completam o programa que pode ser consultado em http://www.avanca.com/.

Sem comentários:

Enviar um comentário