Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

EXPOSIÇÃO DE PINTURA, DESENHO E ESCULTURA: "Extravaganza"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO: “Extravaganza”,
Colectiva de Pintura, Desenho e Escultura
Curadoria de Antonia Gaeta, a partir da Colecção Treger / Saint Silvestre
Centro de Arte Oliva, S. João da Madeira
13 Abr > 15 Set 2019


Subtraindo o conceito próprio de Arte Bruta – “a forma mais pura de Arte”, segundo Jean Dubuffet -, “Extravaganza” apresenta-se aos olhos do visitante como um conjunto desgarrado de obras que assentam “na estranheza, na obsessão pelo obsceno e pelo 'nonsense', na recusa de regras lógicas onde há espaço para abstrações, no gosto pelo absurdo, a incongruência e todo o tipo de paradoxos”. É desta forma que Antonia Gaeta, a curadora desta exposição, fala duma mostra que reúne seis dezenas de obras – entre o desenho, a pintura e a escultura – e cujo “denominador comum é uma dinâmica especulativa não linear - uma situação inconstante ou rapidamente mutável, fora do comum, bizarra”. Uma extravagância, portanto.

Recorrendo ao espólio da Colecção Treger / Saint Silvestre, em depósito no Centro de Arte Oliva desde 2014, Antonia Gaeta faz questão de mesclar obras de diferentes géneros, áreas geográficas e períodos históricos, dando-nos a ver, ao lado de autores clássicos da Arte Bruta como Friedrich Schröder-Sonnenstern e Agatha Wojciechowsky , um conjunto de autores recentes da Arte Outsider como Marilena Pelosi ou Derrick Alexis Coard. “Os artistas são por vezes anónimos, pouco conhecidos ou trabalham sob pseudónimos. Quase analfabetos, sem formação artística ou literária, são, no entanto, capazes de trazer uma grande emoção espiritual e criativa a desenhos e retratos de cenários nunca vistos, fisionomias de difícil catalogação, a repetição obsessiva à mistura com a autoficção e, quiçá, a promessa de outra identidade”, diz Antonia Gaeta.

Do muito de extraordinário que esta exposição tem para oferecer ao visitante, destaque para os pormenores surpreendentes dos trabalhos de inspiração vegetalista da checa Anna Zemánková, as criaturas misteriosas do iraniano Davood Koochaki, os expressivos, precisos e enérgicos rabiscos feitos com esferográfica do alemão Ernest Kolb, a visão futurista do alemão Karl Hans Janke, a estética BD do italiano Giovanni Galli ou a expressividade das obras do holandês Roy Wenzel. Refiram-se ainda os belíssimos desenhos da alemã Agatha Wojciechowski representando dois rostos femininos, o conjunto de fotos de mulheres assinados pelo checo Miroslav Tichy ou a aproximação ao cubismo nos trabalhos do italiano Pietro Ghizzardi. A não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário