Páginas

domingo, 14 de julho de 2019

CERTAME: FESTA 2019


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

CERTAME: FESTA 2019
Parque Urbano de Ovar
13 Jul 2019 | sab | 16:00


Ovar voltou a viver um dia diferente com a 6ª edição do FESTA. Um cartaz de luxo chamou ao bonito e bem cuidado espaço do Parque Urbano de Ovar uma mole imensa de gente alegre e divertida, para um conjunto de concertos de enorme qualidade que se estenderam por largas horas, até à madrugada do dia seguinte. A celebrar 20 anos de carreira, com muita loucura de permeio, o sexteto Be-Dom, um dos mais mediáticos grupos de percussão em Portugal, deu o pontapé de saída nesta tarde de festa. Feito de energia, animação e muito ritmo, o espectáculo mostrou como extrair sons de latas, bidões, garrafas e tudo o mais que se possa imaginar, juntando aos conceitos de brincadeira, ritmo e partilha, uma mensagem ecológica sobre a importância da separação, da reciclagem e da reutilização.

De Angola, Aline Frazão trouxe-nos a doçura da sua voz e a harmonia das suas composições, num concerto intimista que deu a conhecer algumas canções do seu quarto álbum de originais, “Dentro da Chuva”. Ao despojamento e introspecção de temas como “Sumaúma”, “Ces Petits Riens”, ou “Um Corpo Sobre o Mapa”, juntou a cantora “Crónica de um (Des)Encontro”, “Cacimbo” ou esse poderoso “Langidila”, construindo um concerto sem artifícios, as memórias familiares de mãos dadas com a crónica social, o todo imensamente belo e envolvente. Unindo músicos portugueses e brasileiros, o Projecto Ferver prometeu e cumpriu, pondo toda a gente a dançar. Dirigido por Ivo Pinho, o colectivo de nove elementos interpretou temas de alguns dos grande nomes do Frevo, deixando no ar um cheirinho a Carnaval pernambucano e a certeza dum enorme virtuosismo e qualidade. A fechar a tarde, o cabo-verdiano Julinho da Concertina trouxe-nos a genuinidade do funaná em temas como “Casamento”, “Na Estrada” ou “Diabo Tocador”, mas também um inesperado “Vira” minhoto, irmanando o mundo lusófono no espaço de um muito aclamado concerto.

A metade nocturna do FESTA abriu com a brasileira Elza Soares, num concerto com tanto de música e de ritmo, como de activismo político. “Mil nações / Moldaram minha cara / Minha voz / Uso pra dizer o que se cala / O meu país / É meu lugar de fala” dava o mote para uma noite de celebração da negritude, do orgulho LGBT e sobretudo, das mulheres. Apoiada num fabuloso septeto de músicos e vozes, Elza Soares mostrou que a idade não conta no momento de denunciar que o negro é “a carne mais barata do mercado”. “Banho”, “Eu Quero Comer Você”, “Deus é Mulher”, “Hienas na TV”, “Clareza”, “Maria da Vila Matilde” ou “Luz Vermelha” foram hinos feministas gritados por esta rainha de 82 anos, vibrantemente acompanhada por uma mole imensa de súbditos que com ela gritaram do início ao fim do concerto. Coube aos cabo-verdianos Ferro Gaita encerrar a noite da melhor maneira, fazendo-o em jeito de festa. Funaná, batuque ou tabanka, tudo serviu para pôr a mexer as muitas centenas de pessoas que povoavam o espaço ao início da madrugada de domingo. O FESTA chegava ao fim mas os seus ecos perdurarão nos corações de todos quantos fizeram a festa.

Sem comentários:

Enviar um comentário