Páginas

sábado, 14 de julho de 2018

CONCERTO: La Yegros


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

CONCERTO: La Yegros
FESTIM – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo
Cine-Teatro de Estarreja
13 Jul 2018 | sex | 22:00


A cumbia é um dos ritmos musicais mais disseminados na América Latina, da Argentina ao México, deixando inclusivamente a sua marca nas regiões do Sul do Brasil. Às vezes escondidas sob a etiqueta de “música latina” nas prateleiras das lojas ou em serviços de streaming, as canções de cumbia vão desde os grupos tradicionais da costa caribenha da Colômbia até aos agrupamentos mais jovens que reinventam o ritmo, adicionando-lhe novos instrumentos e combinando, de forma explosiva, o folclore com a música urbana e a música electrónica. É nesta linha que se insere La Yegros, alegre vibrante e carismática cantora argentina, que ontem se apresentou perante o público de Estarreja, no âmbito do 10º Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo – FESTIM 2018.

Num permanente ambiente de festa, La Yegros subiu ao palco com um repertório baseado essencialmente nos seus dois primeiros álbuns - “Viene de Mi”, 2013 e “Magnetismo”, 2016 -, mas não resistiu a levantar a pontinha do véu do próximo álbum cuja edição se adivinha para breve. “Yo no bailo la cumbia abandono al suelo / Y me entrego al aire que va dejando / Yo me convierto en tu deseo”, da canção que dá nome ao álbum de estreia, quase resume o sentimento da La Yegros desses momentos iniciais e que a projectaram como “a primeira-dama da cúmbia digital”. Prolongando-se nos contagiantes “Trocitos de Madera”, “El Bendito” ou “Que Me Hizo Mal”, “Viene de Mi” encontra em “Magnetismo”, o segundo álbum, o complemento perfeito, a energia contagiante e o irrecusável convite para dançar espalhados no ar e a colherem no público uma sentida cumplicidade.

Do convite à dança ao convite ao canto foi um breve passo chamado “Chicha Roja”, o público na sala aos saltos, acompanhando em coro “Señora chichera Señora chichera”. De “Carnabailito” escutou-se “Soy la que se rie cuando me miras / Soy la que se cae cuando bailo / bailo bailo bailo bailo bailo bailooooo” e todo o mundo voltou a bailar. Como bailou ao som de “Frágil”, “Lejos”, “Alegria”, “Lindo Litoral” ou “Magnetismo”. Os ritmos quentes da música de La Yegros, a sua voz aguda e bem timbrada, a sua simpatia e alegria e a sua fortíssima presença em palco foram ingredientes para uma hora e meia de grandes emoções, voando no sonho duma música sensual, feita de galanteios e de sedução, feita de magnetismo. “Deja que nos lleve a algún lugar el viento / Nada por hacer sólo amanecer / Por una vez déjalo correr”. Inesquecível!

Sem comentários:

Enviar um comentário