Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2018

CONCERTO: "Giesta", de Miguel Araújo



CONCERTO: “Giesta”, de Miguel Araújo
Centro de Arte de Ovar
29 Jun 2018 | sex | 22:00


Em noite de casa cheia para um dos concertos mais aguardados do ano, Miguel Araújo chegou ao Centro de Arte de Ovar com “Giesta”, o seu mais recente álbum. Não veio sozinho, trazendo com ele Joana Almeirante, na guitarra e na voz, Diogo Santos, nas teclas e na voz e ainda Pedro Santos, no baixo, um agrupamento que o ajudou a exprimir-se de forma ora intimista, ora mais “mexida”, fazendo sobressair a sua extraordinária capacidade vocal e multi-instrumental. Passava pouco das dez da noite quando uma luz ténue se acendeu sobre o lado esquerdo do palco, deixando adivinhar o cantor ao piano - uma quase novidade. Os primeiros acordes fizeram-se ouvir e, com eles, a voz a dar corpo ao tema que abre o novo álbum, “Valsa em Espiral”, uma canção que nos fala “daquilo que mói, daquilo que dói” numa vida “com contas por acertar”. Ainda ao piano, Miguel Araújo recuou a 2014, ao álbum “Crónicas da Cidade Grande”, do qual repescou “Canção de Salomão”, para de seguida regressar a “Giesta” com os nostálgicos “Lurdes Valsa Lenta” e “Via Norte”.

Depois deste início de Concerto que, convenhamos, se revelou um pouco “morno”, as coisas começaram a aquecer com “Romaria das Festas de Santa Eufémia” e com “Terra de Ninguém”, este último escrito por Carlos Tê para a voz de Sérgio Godinho em “Voz & Guitarra”, um álbum de 1997. Com “Fizz Limão” e “Reader's Digest”, o cantor revisitou o álbum “Cinco Dias e Meio” (2012), oferecendo de seguida “5 Minutos de Whiskey”, uma música tocada pela primeira vez aquando da apresentação deste álbum no grande concerto do Coliseu do Porto, em Novembro de 2017, e que homenageia um dos “companheiros de estrada” do cantautor.

“E Tu Gostavas de Mim”, canção com letra e música de Miguel Araújo, popularizada na voz Ana Moura, no seu álbum “Desfado” (2013), pôs o público a vibrar, “dava-se outro caso assim / e tu gostavas de mim”. “Axl Rose” e “Sangemil”, do álbum “Giesta”, constituiu um sentimental regresso aos gloriosos tempos da juventude, com a banda dos tios e um concerto falhado dos Guns N' Roses em Alvalade, em Julho de 1992 chamados à liça. Em “Recantiga”, novamente das “Crónicas da Cidade Grande”, ouviu-se a plateia a entoar “e era eu, um passarinho caído no ninho à espera do fim / e eras tu, até que enfim, a voltar para mim”, mote intimista para escutar de seguida “Será Amor”, um tema incluído na banda sonora do filme “A Canção de Lisboa”, originalmente para as vozes de César Mourão e Luana Martau, esta última aqui brilhantemente substituída por Joana Almeirante.

O adeus a “Giesta” fez-se com “1987”, uma das canções mais badaladas deste novo álbum e que puxou novamente pela voz da plateia, o mesmo acontecendo com “Balada Astral” e “Dona Laura”, temas incluídos no álbum “Crónicas da Cidade Grande” e que encerraram o Concerto. Miguel Araújo voltaria ao palco, já no “encore”, para, de novo ao piano, interpretar “Ai Margarida”, um poema de Álvaro de Campos com música de Mário Laginha, tudo a terminar em apoteose, primeiro com um pulinho aos “Azeitonas” e a “Anda Comigo Ver os Aviões” e finalmente com “Os Maridos das Outras”, um tema sempre aguardado e, aqui, cantado por todos a plenos pulmões. Foram quase duas horas de Concerto ao longo do qual ficou particularmente patente a excelência dos poemas de Miguel Araújo e a sua presença em palco, em interacção constante com o público, numa demonstração de grande entrega e profissionalismo. Não se podia pedir mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário