EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Na Senda de um Fantasma - Lince Ibérico”,
de Ricardo Lourenço
AMBID - Ambiente Imagens Dispersas 2023/24
Centro de Artes de Ovar
09 Dez 2023 > 08 Mar 2024
Uma jovem fêmea aguarda serenamente que o sol baixe mais um pouco e os coelhos aumentem a sua actividade. Um macho descansa num lençol de flores, esperando também que a noite caia. Um outro afasta-se lentamente, parando ocasionalmente para observar quem o observa. Um filhote explora um labiríntico estábulo. Duas crias partilham de forma sublime um momento de cumplicidade. Todos eles são exemplares de Lince Ibérico - o felino mais ameaçado do planeta - e alguns são-nos apresentados pelo próprio nome: Quitapeñas, Ramilla, Platero. Estas e outras imagens encontram-se expostas na Galeria de Exposições do Centro de Arte de Ovar, à boleia de mais uma edição do Ambiente Imagens Dispersas, e dão-se a ver num belíssimo conjunto intitulado “Na Senda de um Fantasma - Lince Ibérico”, da autoria do fotógrafo de natureza Ricardo Lourenço. São fotografias que resumem quatro anos de trabalho intenso e absorvente, um “mergulho profundo na vida e na história destes animais fascinantes” e para as quais se olha como uma admiração profunda.
Embora não haja grandes detalhes quanto aos locais onde as fotografias foram tiradas, uma breve referência ao Rio Matachel permite adivinhar que as Serras Centrais de Badajoz, no coração da Extremadura Espanhola, conheceram incontáveis incursões do fotógrafo neste que é um dos principais territórios do Lince Ibérico na Península. É lá que o imaginamos ao vento e à chuva, ao calor e ao frio, gerindo a solidão das longas horas em sintonia com aquilo que o preenche, “a plenitude daquilo que os sentidos podem reter a cada segundo que a natureza nos dá”. Durante este período, Ricardo Lourenço testemunhou a história de vários indivíduos desta espécie singular, observou os intricados detalhes do seu comportamento, as nuances da sua delicada existência em meio selvagem. “Cada lince que se cruzou no meu caminho deixou uma marca indelével em mim, criando uma ligação especial que transcende a barreira entre observador e observado - seja ele quem for o quê”, pode ler-se na apresentação da exposição.
O lince-ibérico é considerado um dos felinos mais ameaçados do mundo. Até 2015, devido à sua reduzida e fragmentada distribuição, fazia parte da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie “Criticamente em Perigo de Extinção”. Hoje, a situação é um pouco mais favorável e, apesar de manter o estatuto de ameaça mais elevado em Portugal, o lince-ibérico encontra-se no caminho da recuperação, e está globalmente classificado como “Em Perigo”. Por detrás de cada imagem há uma mensagem que remete para a “verdadeira fragilidade da existência desta espécie icónica”, com uma história marcada por desafios, incertezas e angústias. Cada imagem conta um capítulo dessa narrativa mais ampla, surgindo como um convite “a explorar as complexidades do seu habitat, as sombras que o envolvem e os ecos de uma luta pela sobrevivência.” Mais do que uma experiência visual, espera-se que “Na Senda de um Fantasma - Lince Ibérico” constitua “um apelo para a acção, um convite para abraçar a responsabilidade partilhada de proteger estes animais extraordinários e os seus habitats.”
Sem comentários:
Enviar um comentário