EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Sanità”,
de Ciro Battiloro
Encontros da Imagem de Braga 2023
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
16 Set > 28 Out 2023
Situado no coração de Nápoles, o Rione Sanità é um dos lugares mais densamente povoados da Europa. O bairro, que nasceu como área residencial para famílias aristocráticas, tornou-se um dos mais complexos bairros da cidade. Habitam-no comunidades de diferentes origens geográficas e diferentes histórias pessoais. Dentro das suas portas e janelas encontra-se uma fabulosa energia de vida, plena de dignidade, onde valiosas e genuínas histórias contam a natureza da humanidade na vida quotidiana. Embora esta diversidade represente uma das suas maiores riquezas, o bairro tem sido votado ao esquecimento o que motiva a existência de graves problemas sociais como o desemprego, o abandono escolar e a presença de organizações criminosas. Nos últimos anos, porém, assiste-se a uma importante requalificação da zona, tendo como ponto de partida a valorização do património artístico e cultural do bairro. Entre os habitantes do Rione Sanità começa a crescer um forte sentimento de pertença.
Na base do trabalho de Ciro Battiloro estão os habitantes do bairro, suspensos num quotidiano delimitado pelo estigma da marginalidade e pelos grandes processos económicos e políticos de gentrificação. Esta exposição constitui um retrato da vida íntima no Rione Sanità. É uma carta de amor dedicada a um modo de viver que já foi esquecido, e à sua autenticidade. Acompanhando o olhar do fotógrafo, percebemos o quanto o bairro é “solidão e amor, ironia e tragédia, fé e pecado, delicadeza e tribalismo, melodia harmoniosa e gritos rudes”. Os contrastes geram existências surreais. A rua e a casa fundem-se. O privado torna-se público, e o público esconde os segredos do privado. O silêncio é um presente raro para estas vielas, mas na sua manifestação é possível redescobrir a alma nua e imensa de uma humanidade esquecida.
Nascido em Torre del Greco, em 1984, Ciro Battiloro [https://www.cirobattiloro.com/] é um fotógrafo italiano sediado em Nápoles. Estudou filosofia na “Federico II” University. Usa uma abordagem muito íntima e através da vida do quotidiano discute temáticas sociais mais gerais. Em particular, a sua investigação mais recente foca-se em algumas marginalidades urbanas do sul de Itália. Em 2015 foi selecionado para a 2ª edição do LAB, Irregular Laboratory criado por Antonio Biasiucci. Foi selecionado para as residências artísticas: Bocs Art, Up-Urban People, talentos Tremplin Jeunes. Os seus projectos têm sido publicados nas mais variadas revistas, expostos em diferentes museus e galerias e apresentados em importantes festivais. Em Braga, pertence-lhe um dos núcleos que ocupa as instalações da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. São apenas cinco imagens, das mais de cem que compõem “Sanità”, mas são preciosas e valem, por si só, uma deslocação aos Encontros deste ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário