Páginas

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Khamsa khamsa khamsa"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Khamsa khamsa khamsa”,
de Julia Gat
Encontros da Imagem de Braga 2023
Museu D. Diogo de Sousa
16 Set > 28 Out 2023


Khamsa khamsa khamsa — “cinco” em árabe, repetido três vezes como um encantamento protetor — é uma narrativa visual autobiográfica sob a forma de um arquivo familiar. À primeira vista, é a fórmula encontrada por Julia Gat para contar a história da sua infância e adolescência, onde cresceu com quatro irmãos e irmãs, educados por métodos de ensino alternativos. No entanto, por detrás das imagens que parecem um álbum de família, surge a narrativa de uma fotógrafa que conta a sua história definindo gradualmente o modo como vê os rostos e os corpos em crescimento das pessoas que a rodeiam, utilizando por vezes paisagens mediterranicas tranquilas.

Retratos de amigos e cenas domésticas pontuam o trabalho da artista, que se estrutura em torno de cinco protagonistas: as irmãs Sara e Nina, os irmãos Michael e Jonathan, e Julia, a quinta irmã, que se projeta neles por detrás da sua objetiva. “Quando tinha dez anos, prometi a mim própria nunca esquecer o modo como as crianças veem o mundo”, conta. “Tudo é novo. A imaginação mistura-se com a realidade e o desconhecido é excitante.” Documentar a sua vida quotidiana é o fio condutor do trabalho da artista, permitindo-lhe ligar a fotógrafa adulta à sua sensibilidade infantil.

Nascida em 1997 em Jerusalem, Julia Gat [http://www.juliagatphotography.com/] é uma fotógrafa sediada entre Marselha e Roterdão. Cruzando o documental e o retrato, o seu trabalho explora as interações humanas na sua forma mais pura. Venceu o 2022 Polyptyque Prize, o 2021 Steenbergen Stipendium Public Award e o 2020 ISEM Documentary Photographer Prize. Expõe atualmente no Stedelijk Museum Schiedam e o seu primeiro livro de fotografia ‘Khamsa khamsa khamsa’ foi publicado pela Actes Sud em 2022.

Sem comentários:

Enviar um comentário