Páginas

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Before it's gone"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Before it’s gone”,
de M’hammed Kilito
Encontros da Imagem de Braga 2023
Espaço gnration
15 Set > 21 Out 2023


A representatividade e a inclusão, a sustentabilidade ambiental, a política do quotidiano e os movimentos sociais como forças poderosas de mudança, temas fulcrais da 33ª. edição dos Encontros da Imagem de Braga, estão patentes, por inteiro, em “Before it’s gone”, exposição de fotografia de M’hammed Kilito patente ao público no espaço gnration. “Before it’s gone” é um projeto contínuo em desenvolvimento que documenta a vida nos oásis de Marrocos, com foco nas questões complexas e multidimensionais da sua degradação e o impacto sobre os seus habitantes. Nos anos mais recentes, o artista visitou muitos oásis, onde criou fortes ligações com os seus habitantes. Se por um lado pode entender esse ambiente rico, por outro deu-se conta das suas gritantes realidades, percebendo que a desertificação, as secas e incêndios recorrentes, as mudanças nas práticas agrícolas, a sobre-exploração dos recursos naturais, o êxodo rural e a queda acentuada do lençol freático são ameaças iminentes à existência dos oásis.

Localizados em regiões áridas e semiáridas, os oásis são considerados um baluarte ecológico contra a desertificação, assim como um importante refúgio para a biodiversidade. No seu conjunto formam um ecossistema original, baseado no justo equilíbrio de três elementos: A abundância de água, a qualidade do solo e a presença de tamareiras. As tamareiras com a sua folhagem em forma de guarda-sol criam um microclima húmido, protegido do vento e favorável ao desenvolvimento das plantas. Nos últimos vinte anos esse equilíbrio deixou de existir e essas ilhas cheias de verde no meio do deserto estão a sofrer os impactos da intervenção humana e das mudanças climáticas. Com efeito, de acordo com estatísticas oficiais do Ministério da Agricultura marroquino, no último século Marrocos já perdeu dois terços dos seus 14 milhões de palmeiras. Em 2019, o Greenpeace alertou para a ameaça de extinção dos oásis devido ao impacto considerável das altas temperaturas nos seus recursos hídricos, resultando na diminuição das atividades agrícolas e pecuárias e no deslocamento das suas populações. Segundo a organização, a frequência das secas aumentou nos últimos vinte a quarenta anos em Marrocos, passando de um aumento a cada cinco anos para um aumento a cada dois anos.

M’hammed Kilito decidiu trabalhar neste projeto para destacar essas múltiplas preocupações raramente alvo de atenção dos meios de comunicação social e amplamente desconhecidas pelo público em geral. A sua pesquisa visa também entender melhor as diferentes abordagens, práticas e programas aplicados à valorização, conservação e desenvolvimento sustentável dos oásis, que são conhecidos por serem ambientalmente sensíveis. O principal objetivo deste projeto é chamar a atenção para esta situação, alertando a opinião pública, legisladores e organizações interessadas. Existe também aqui uma demanda pela proteção do património imaterial ancestral da cultura nómada em Marrocos, bem como a preservação do ecossistema dos oásis. M'hammed Kilito [https://www.kilito.com/] nasceu em Lviv em 1981. Licenciou-se em Ciências Políticas na Universidade de Montreal e graduou-se nessa área pela Universidade de Otava. É um explorador National Geographic, um bolseiro Magnum Foundation, um talento 6x6 World Press Photo global, e um Prince Claus Fund Grantee. A sua prática artística foca-se na relação entre grupos ou indivíduos e o meio onde vivem.

Sem comentários:

Enviar um comentário