Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2023

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Multiplicidades"



EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Multiplicidades”,
de Francisco Pereira Coutinho
Galeria Municipal Artur Bual / Casa Aprígio Gomes
23 Fev > 02 Abr 2023


Las Vegas, Nova Iorque, Paris. A grande cidade. Perfilados, os edifícios preenchem o horizonte como guardiões de uma fortaleza indestrutível, sobem na paisagem numa competição de saltadores em altura. Em altivez alinhados, obrigam a um esforço de contorcionista para que o olhar chegue ao topo e mais além das letras que se acendem com o crepúsculo e deixam adivinhar quanto cobalto há no azul do céu.
Que cidades são estas? Quem as habita?
Dois milhões? Quatro? Oito milhões de pessoas?
(Onde estão as pessoas?)

Uma por uma, percorremos com o olhar as imagens de Francisco Pereira Coutinho em busca de respostas que não teremos. A estranheza veste-se de cores glaucas e um profundo silêncio pesa sobre cenários de filme futurista. Inquieto, o olhar acompanha as linhas que seguem paralelas entre si, se interceptam, se cruzam, se invertem e mudam de sentido. “Voyeurs” ocasionais, acompanhamos o estranho bailado do fotógrafo, câmera numa mão, na outra a rosa-dos-ventos, veloz rodopio entre espelhos, viagem-relâmpago aos antípodas, feiticeiro do perto e do longe.

Depuradas, cruas, as imagens surpreendem e seduzem. No padrão que tomam, na multiplicidade que encerram, pedem apuro ao olhar e asas à imaginação. O silêncio ensurdece. O coração dispara...


(Onde estão as pessoas?)

Numa árvore, a resposta? (Ou talvez no cais aguardando o ferry. Ou por detrás do vidro mais à esquerda do 67º andar. Ou aqui mesmo, ao nosso lado).


[Texto escrito para a exposição de fotografia “Multiplicidades”, de Francisco Pereira Coutinho, patente na Galeria Municipal Artur Bual / Casa Aprígio Gomes até ao próximo dia 02 de Abril. Foto gentilmente cedida por Francisco Pereira Coutinho]

Sem comentários:

Enviar um comentário