LUGARES: “The Bridge Collection”
WOW - the World of Wine
Rua do Choupelo, Vila Nova de Gaia
Horários: Dias de semana, das 11:00 às 20:00; fins-de-semana, das 10:00 às 20:00
Ingressos: Normal 17,00 € (há descontos para crianças, grupos e famílias)
Trocando impressões com quem já teve oportunidade de visitar o the World of Wine, o novo “quarteirão das artes” de Vila Nova de Gaia, o espaço museológico “The Bridge Collection” será, quiçá, um dos menos procurados de quantos podem ali ser apreciados. Todavia, mesmo tendo resumido a minha visita a uma única experiência, quase me atrevo a dizer que é neste museu, cujo tema está intimamente ligado ao ritual da bebida, que se encontra a verdadeira jóia entre as jóias do WOW. Dedicado à libação - o acto de “beber em honra de alguém (parte ou todo o líquido contido em copo ou taça, derramando ou não o que puder ficar)” -, o “The Bridge Collection” oferece a possibilidade de apreciar quase duas mil peças únicas, entre vasos, jarros e copos, que abraçam um período de nove mil anos e constituem uma das coleções privadas mais abrangentes e valiosas de recipientes para bebidas do mundo.
De um valor e interesse inestimáveis, a colecção de Adrian Bridge, CEO do grupo The Fladgate Partnership e do The Yeatman Hotel, expressa na perfeição a história e os costumes associados à bebida, convidando o visitante a viajar no tempo e, através dos copos, partir à descoberta de civilizações milenares, das suas rotinas do quotidiano, dos seus rituais de celebração ou mesmo das ofertas votivas feitas em funerais. Organizada cronologicamente, a coleção começa por se debruçar sobre a história das primeiras civilizações, estendendo-se depois à Grécia Antiga e o Império Romano – sem descurar as festas em honra de Dionísio ou Baco -, e prosseguindo com a Idade de Ouro Islâmica e Veneziana, a época medieval e o Renascimento na Europa. A viagem através da história continua a cruzar os Descobrimentos, a Era de Napoleão e a Bretanha georgiana e vitoriana até chegar aos nossos dias.
História de um namoro entre o Homem e o álcool ou, se quisermos, história do Homem e da Humanidade contada através dos copos, o “The Bridge Collection” é o local perfeito para admirar a arte que se esconde em cada recipiente, permitindo traçar uma história evolutiva das técnicas e estilos envolvendo o trabalho dos vários materiais. Um copo que mostra em relevo um rosto masculino barbudo, uma pequena taça tendo como característica principal o facto de ser monolítica, ou seja, corpo e pé lavrados num único bloco de mineral, um cálice do período Kangxi Chinês que exibe, em brilhantes e iridescentes fragmentos de madrepérola incrustados, um poema inscrito em mandarim sobre a primavera ou uma taça em jade proveniente da Índia, utilizada para beber vinho ou para tomar ópio dissolvido em vinho misturado com especiarias, são algumas das peças que não deixarão de causar uma viva admiração no visitante. Uma experiência a não perder!
Sem comentários:
Enviar um comentário