1. De 31 de outubro a 22 de novembro, o Fórum da Maia acolhe a exposição World Press Photo 2020. A mostra, inserida na digressão mundial, apresenta as histórias que importam no mundo jornalístico com as fotografias premiadas do 63º concurso anual World Press Photo. Os vencedores foram escolhidos por um júri independente que analisou quase 74 mil fotografias inscritas por 4.283 fotógrafos de 125 países. Em lugar de destaque encontramos “Straight Voice”, título da foto do japonês Yasuyoshi Chiba, vencedor do concurso World Press de Fotografia em 2020. Nela se pode ver um jovem recitando um poema no meio de um protesto contra o governo no Sudão. O júri escolheu esta imagem por “servir de inspiração em tempos de incerteza”. A foto também foi a vencedora na categoria “Notícias gerais, individual”. Saiba mais em https://www.worldpressphoto.org/collection/photocontest/winners/2020.
2. Recorrendo, uma vez mais, ao espólio da Coleção Treger/Saint Silvestre, um dos mais significativos acervos europeus de arte bruta, o Centro de Arte da Oliva, em S. João da Madeira, abre ao público no próximo dia 31 de Outubro a exposição “Sereno Variável”, com curadoria de Antonia Gaeta. O enigma que a esfinge nos coloca à entrada do parque dos monstros de Bomarzo marca o arranque de ideias que esteve presente na construção desta exposição que congrega cerca de 170 obras de diversos criadores. A seleção de trabalhos testemunha o gosto dos colecionadores para o retrato e a figura humana mas também para diferentes aproximações tanto ao nível do detalhe fisionómico e de processos de registo primorosos, como do desproporcional e do indeterminado, sem centro e sem margens. Para ver até 02 de Maio de 2021. Toda a informação em http://centrodearteoliva.pt/exposicao/sereno-variavel/.
3. De 2 a 7 de novembro tem lugar a 6ª edição do Ymotion - Festival de Cinema Jovem de Famalicão, certame organizado pelo pelouro da Juventude do Município de Vila Nova de Famalicão e que este ano se distribui pela Casa da Juventude, Centro de Estudos Camilianos e Fundação Castro Alves. Esta edição do Festival é composta pela secção competitiva, com oito categorias a concurso, um ciclo formativo, uma sessão especial com foco no trabalho de uma produtora cinematográfica portuguesa, uma homenagem ao ator brasileiro Rodrigo Santoro, um tributo ao ator português Diogo Morgado e a atribuição do Prémio Carreira ao ator Nuno Lopes. Com cinco anos de vida, o festival tem-se vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, dando a oportunidade a jovens dos 12 aos 35 anos para invocar um cinema próprio. Na edição de 2019, foram mais de 180 as curtas-metragens em competição e o realizador Pedro Cabeleira recebeu o Grande Prémio Joaquim de Almeida pelo seu filme "Filomena". Mais informações e programa completo na página do evento em https://www.ymotion.org/.
Sem comentários:
Enviar um comentário