1. Até 15 de Outubro estão abertas as candidaturas ao concurso internacional de fotografia “A Inclusão na Diversidade”, uma iniciativa da Plural & Singular, numa parceria com o Centro Português de Fotografia. Naquela que será a sua 7ª edição, este concurso de fotografia continua à procura da “inclusão na diversidade” e desafia tanto fotógrafos amadores como profissionais a participar. Composto por Sónia Silva, técnica superior do Centro Português de Fotografia, Paulo Pimenta, fotojornalista do jornal Público e pela actriz e activista Maria Gil, ao Júri cumprirá a tarefa de avaliar com rigor a forma como os concorrentes, através das suas imagens, reflectem sobre os conceitos de “inclusão” e de “diversidade” no seio de uma sociedade sem barreiras físicas nem psicológicas. Os premiados verão as suas fotografias expostas no Centro Português de Fotografia e serão destacados na 25ª edição da revista “Plural & Singular”, com a fotografia vencedora a ilustrar a capa. Informação detalhada em https://www.pluralesingular.pt/.
2. De 09 a 18 de Outubro, as marionetas, os objetos e as matérias espalham-se pelos palcos da Invicta e ganham vida. Fazem-no para nos desafiar a pensar sobre o mundo das coisas de uma perspetiva diferente – talvez mais próxima da sua –, para nos redescobrirmos na nossa velha e irredutível humanidade sempre renovada. É a edição de 2020 do Festival Internacional de Marionetas do Porto, oferecendo-nos universos e estéticas muito diversos e que, no seu conjunto, articulam algumas possibilidades para um discurso sobre as ciências e a política na performance da matéria animada. Numa edição marcada pelo surto de um vírus que poderá ter vindo para ficar, pelo menos por uns tempos, estreias absolutas, formações, mostras de trabalhos em processo e até algumas surpresas são os trunfos da programação do FIMP 2020. A organização garante que “vir assistir aos espetáculos do FIMP é seguro (...), não apenas pelo rigoroso cumprimento das regras sanitárias mas porque o teatro é um lugar muito bem frequentado: no teatro estarão aqueles que, em consciência individual e colectiva, não cedem à cultura do medo e do isolamento, que não abdicam da cultura, do espírito crítico e da empatia.” Programação completa e demais informações em https://www.fimp.pt/.
3. O que é que acontece quando três fotógrafos e uma videógrafa se juntam? Abrem um “quiosque” que também é zine, retratando e difundindo universos em A5. José Farinha, Paulo Pimenta, Daniel Rodrigues e Inês Branco são os rostos por detrás da Kioskzine, convidando-nos a franquear as portas desta nova “casa” através de uma publicação (cujo número zero conta já com duas edições esgotadas) que “cabe na mochila, carteira e coração de quem ama, respira, vive da e para a fotografia”. A preto e branco ou a cores, guardam e contam histórias de um mundo visto por quem o celebra e documenta, tornando-o acessível, abrangente e dinâmico, zine e plataforma de arquivo documental fotográfico, mas também fórum onde a fotografia possa ser questionada e discutida. O projecto será lançado “cara a cara” no Mira Forum, em Campanhã, no próximo dia 16 de Outubro, pelas 21h30. Entretanto, os mais curiosos podem ir espreitando a Kioskzine e, se for caso disso, proceder à sua encomenda em https://www.kioskzine.com/.
Sem comentários:
Enviar um comentário