Páginas

sábado, 22 de junho de 2019

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Terra de Sonhos"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Terra de Sonhos”,
de Cristina Garcia Rodero
Arte na Rua
Rossio, Aveiro
18 Jun > 24 Jul 2019


Foi no Mosteiro de Tibães, no âmbito da 4ª edição dos Encontros da Imagem de Braga, que me cruzei pela primeira vez com Cristina Garcia Rodero. Estávamos em 1990 e a mostra “España Oculta”, inaugurada no ano anterior no Museo de Arte Contemporáneo de Madrid e sendo, de seguida, apresentada na vigésima edição dos Encontros Internacionais de Fotografia de Arles, foi de tal forma impactante que o nome da fotógrafa espanhola passou a figurar ao lado de René Burri, Henri Cartier-Bresson e Pierre de Fenoyl como as minhas maiores referências neste campo tão particular da fotografia. Depois disso cruzei-me ao de leve com outros trabalhos seus – no Musée de l'Élysée, em Lausanne, ou ainda recentemente no Centro Português de Fotografia, no Porto -, mas nunca mais tive a oportunidade de ver outra mostra da artista. A oportunidade surge agora, quase ao fim de três décadas, através de “Terra de Sonhos”, conjunto de 40 fotografias patente ao público no Rossio de Aveiro e que é obrigatório ver.

Dedicada às mulheres de Anantapur, “Terra de Sonhos” lança um olhar sobre a vida quotidiana dos habitantes desta cidade no Estado de Andhra Pradesh, considerada uma das zonas mais pobres da Índia. Durante mês e meio, Cristina García Rodero visitou hospitais, centros de acolhimento de mulheres vítimas de violência, oficinas, escolas e casas, realizando fotografias que procuram dar voz a pessoas que são, muitas vezes, esquecidas. Crianças, pessoas com deficiência, mães, camponesas, costureiras, noivas de diferentes religiões, professoras, enfermeiras e estudantes têm um papel de destaque no projecto de Cristina Garcia Rodero. “A exposição entra no mais sensível e mágico do mundo feminino e na força e capacidade de superação das mulheres em Anantapur, através de uma selecção de imagens que cativam pela sua qualidade de composição e de vivência, refere um texto alusivo da Fundação “la Caixa”, promotora do evento.

Cruzar “España Oculta” com “Terra de Sonhos” é tarefa ingrata. Embora em ambos os casos haja a preocupação da fotógrafa em dar a ver aquilo que normalmente não se vê, há aspectos culturais demasiado díspares entre as duas realidades que impedem qualquer tipo de aproximação. Ou talvez não. Um dos traços mais marcantes da fotografia de Cristina Garcia Rodero em “España Oculta” era a genuinidade e espontaneidade do gesto e da pose, de par com um certo exibicionismo, que os retratados apresentavam e que fazia deles personagens quase grotescos. Impresso em cada imagem, havia ali um profundo choque entre o sagrado e o profano, com uma mensagem muito clara sobre quem somos e quais os nossos limites. E essa é uma mensagem muito presente neste “Terra de Sonhos”, embora o retrato seja aqui muito menos espontâneo, nalguns casos mesmo encenado (veja-se, por exemplo, a magnífica imagem de Nandini, de 8 anos, em frente à lição do dia escrita no quadro negro da sua escola ou a pequenina Nissi Rachel, convidada a um casamento cristão). De qualquer forma, esta exposição é absolutamente tocante, no que encerra de verdade sobre um conjunto de realidades que têm na pobreza o denominador comum. A não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário