Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2019

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "A Cidade Que Não Existe"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “A Cidade Que Não Existe”,
de João Pádua
OPPIA – oPorto Picture Academy
Mês da Imagem do Porto 2019
10 Jun > 21 Jun 2019


“Entrincheirada entre duas utopias situa-se a cidade que não existe. É uma cidade imaginada, enleada em medos e desejos. Tendo como musas, por um lado, “As Cidade Invisíveis”, imaginadas pelo Italo Calvino e, por outro, o filme “Blade Runner”, de Ridley Scott, serviram estas de mote e moldura em filigrana que entrevi e registei na minha visita a Chongqing, na China. Sem qualquer tipo de preocupação em documentar fidedignamente o local, apropriei-me das peças soltas que fui encontrando pelo caminho e com elas reconstruí a cidade que tinha imaginado antes, ou melhor, aquela cidade que sensibilizou o meu imaginário. A cidade que necessitava ser expressa.”

Gérard Castello Lopes afirmava que a fotografia é uma forma de ficção e João Pádua, com esta série de belíssimas imagens, mais não faz do que reforçar essa ideia, aclarando-a no texto acima. “A fotografia é ao mesmo tempo um registo da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira”, dizia ainda o mestre e é nessa medida que a cidade que João Pádua nos dá a ver, na verdade, “não existe”. Atentando nestas imagens que se abrem ao nosso olhar, percebemos que a sua fotografia é feita de reflexos, silhuetas, vislumbres fugidios que, à luz dos néons, oferecem um espaço virtual onde se penetra como num sonho. São instantes de vida que ora estão, ora desaparecem no momento imediato, congelados na lente do artista e assim devolvidos, envoltos em misteriosa névoa, deixando no ar uma inquietação em volta do espaço e do tempo.

“A Cidade Que Não Existe” foi uma das peças integrantes do MIP – Mês da Imagem do Porto, conjunto de exposições, colóquios e workshops que conheceu, em Abril passado, a segunda edição. Patente só até ao próximo dia 21 de Junho, no simpático espaço da OPPIA - oPorto Picture Academy, à Rua Barão de S. Cosme, esta exposição foi “recuperada” numa oportuna finissage, dando àqueles que não conseguiram, por diversas razões, testemunhar e comungar deste magnífico conjunto de imagens que João Pádua propõe artisticamente, a possibilidade de o fazerem agora. A não perder!

2 comentários: