Páginas

domingo, 2 de junho de 2019

CERTAME: 3ª. Bienal Internacional de Arte Gaia 2019


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

CERTAME: 3ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2019
Fábrica da Fiação de Lever
24 Abr > 20 Jul 2019


Sem ser necessário pensar muito, encontraremos, seguramente, um belo punhado de razões para não deixar de visitar esta terceira edição da Bienal Internacional de Arte Gaia 2019. Uma haverá, porém, que se sobrepõem a todas as outras: É que não é todos os dias que, num mesmo espaço, qualidade e quantidade se oferecem aos nossos olhos sob a forma de arte. Na Quinta de Fiação de Lever, aquilo que espera o visitante é um conjunto vasto e riquíssimo de trabalhos artísticos em diversos formatos, suportes e texturas, que nos dizem muito do actual estado da arte em Portugal. E a conclusão a que se chega é que se está a trabalhar muito, se está a trabalhar bem e que há um sentido em cada trabalho, uma mensagem que se quer passar e que reflecte preocupações muito concretas, das quais “paz e refugiados” ou “mulheres e cidadania” são apenas dois exemplos maiores.

Empenhada em construir pontes com as questões de ordem política e social que estão na ordem do dia, a Bienal Internacional de Arte Gaia 2019 apresenta um conjunto superior a dois milhares de obras de 502 criadores, oriundos de 14 países. Percorrendo os dois pavilhões da antiga fábrica, o visitante começa por contactar com a obra do grande escultor que é Zulmiro de Carvalho, “homem de imenso coração e gigantesca obra” e que é o artista homenageado nesta edição da Bienal. Seguem-se as exposições “Pares”, com curadoria de Norberto Jorge e Rui Ferro, “(sub)missão”, com curadoria de Filipe Rodrigues, e “Na Sombra do Infinito”, com curadoria de Albuquerque Mendes, todas elas com belíssimas propostas, das quais destacaria os trabalhos dos escultores Ana Fernandes, Alírio e Carlos Barreira, João Pedro Rodrigues, Marta de Aguiar e João Ferreira e dos fotógrafos Sara Carneiro e Luís Santos.

Com curadoria de Ilda Figueiredo e Mirene, “Paz e Refugiados” reclama do visitante disponibilidade e entrega. Mais do que a beleza e harmonia do conjunto exposto, há toda uma onda de solidariedade que abraça os artistas aqui representados e que une vontades contra as guerras, as opressões, as injustiças e as desigualdades, em defesa da Paz, da emancipação e progresso da Humanidade. Outras duas exposições que reforçam a ideia desta ser uma “Bienal de Causas” são “Mulheres e Cidadania”, com curadoria de Manuela Aguiar e Luísa Prior, e “Museu de Causas / Coleções Agostinho Santos”, cada uma delas valendo, por si só, uma deslocação a Lever. Mas há ainda para ver o trabalho de 89 artistas seleccionados no Concurso Internacional, as exposições “Mínimo, máximo e assim assim”, com curadoria de Fátima Lambert, e “Territórios do vinho”, com curadoria de Manuel Cabral, um espaço “Viarco” e um espaço “Ateliê”, este último apresentando exemplares das coleções de galeristas e particulares e onde o visitante vai encontrar nomes consagrados como os de Siza Vieira, Cruzeiro Seixas, Nadir Afonso, João Cutileiro, Rui Chafes, Ângelo de Sousa ou Nikias Skapinakis, entre muitos outros.

Para o final deixo propositadamente as duas exposições mais inspiradoras, dum ponto de vista estritamente pessoal, e sobre as quais falarei separadamente noutro espaço do blogue. A primeira chama-se “Livre Mente”, é comissariada pelo jornalista Sérgio Almeida e explora a relação entre várias formas de arte, com ponto de partida na literatura. Desta forma, o visitante tem a oportunidade de mergulhar noutras formas de expressão artística, que não os livros, de escritores como Rui Machado, Afonso Reis Cabral, João Rasteiro, Minês Castanheira, Paulo M. Morais, Clara Haddad ou Aurelino Costa. Por outro lado, há esse momento delicioso que nos é oferecido por Maria do Carmo Vieira e que nos convida a “Desempacotar a Cultura”, uma exposição individual na qual a artista representa, em embalagens de leite vazias, mais de três dezenas de nomes grandes da nossa literatura, de Florbela Espanca a José Cardoso Pires, de Sophia de Mello Breyner a Miguel Torga ou José Saramago. Imperdível!

1 comentário:

  1. Muito obrigado pela visita e, naturalmente, pela apreciação que faz à nossa Bienal Internacional de Arte Gaia 2019. É sempre um incentivo para prosseguirmos a nossa tarefa!...

    ResponderEliminar