Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2019

EXPOSIÇÃO: "Da Fotografia ao Azulejo"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO: “Da Fotografia ao Azulejo”,
de José Luis Mingote Calderón
Maio do Azulejo 2019
Museu de Ovar
02 > 31 Mai 2019


No âmbito da 3ª edição do “Maio do Azulejo”, está patente ao público no Museu de Ovar, ao longo de todo o mês de Maio, uma mostra intitulada “Da Fotografia ao Azulejo”. Trata-se duma iniciativa do Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Ovar, numa parceria com o Museu Nacional de Soares dos Reis, propondo um novo olhar sobre o azulejo enquanto expressão artística emblemática da paisagem cultural nacional, e as imagens que lhes estiveram na origem. Ressalve-se que esta é apenas uma parte do intenso trabalho de pesquisa de José Luis Mingote Calderón (Museo Nacional de Antropología – Madrid), exposto na íntegra em 2015 no Museu Nacional de Soares dos Reis, viajando posteriormente pelo Museo Etnográfico Provincial de León e pelo Museo Nacional de Antropología, em Madrid, e mais recentemente pelo Museu de Arte Popular, na reabertura daquele espaço, em Janeiro de 2017.

Convidando a uma viagem pelo país, com paragem em estações de caminho de ferro de norte a sul, “Da Fotografia ao Azulejo” toma como ponto de partida o azulejo e a imagem fotográfica que nele se reproduz ou, em muitos casos, se reinventa. Ao longo de duas dezenas e meia de painéis explicativos e ricamente ilustrados, o visitante contacta com a variada gama de opções de artistas e artesãos na abordagem aos seus modelos, que vão da cópia fiel à alteração drástica do original. As fontes gráficas incluem livros, revistas e postais e têm assinatura dos mais conceituados fotógrafos da época, de Joshua Benoliel a Carlos Relvas, de Emilio Biel a Domingos Alvão. Um trabalho em vídeo, da autoria de Carla Correia, serve de complemento – extraordinário, diga-se – ao material expositivo, concretizando a forma como foram pensados e executados os painéis de azulejos.

Mas porque o azulejo é um dos elementos diferenciadores do nosso território e uma das principais características do centro urbano da cidade de Ovar, nada melhor do que complementar a visita a esta exposição com um passeio pelo centro da cidade ao encontro das fachadas ricamente decoradas, culminando com a apreciação dos painéis de azulejo patentes nas paredes exteriores da estação de caminhos de ferro. A par da produção dos anos 80, inspirada em trabalhos da pintora vareira Beatriz Campos e criados por Fernando Gonçalves, do Atelier Razamonte, de Gaia, aí pode o visitante apreciar os painéis pintados entre 1917 e 1919 pelos conceituados artistas Licínio Pinto e Francisco Pereira, da Fábrica Fonte Nova, de Aveiro, e que se inspiraram nos cenários bucólicos dos fotógrafos Ricardo Ribeiro e António Ribeiro. Tudo motivos de sobra para celebrar mais um “Maio do Azulejo”, ajudando a valorizar e preservar o nosso património.

Sem comentários:

Enviar um comentário