Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2018

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Negative Underground"



EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Negative Underground”,
de Filipe P. Neto
Museu de Ovar
30 Jun > 01 Set 2018


Roland Barthes referiu-se à arquitectura como sendo “sempre sonho e função, expressão de uma utopia e instrumento de conveniência”. Verdadeiro campo de batalha do espírito, ela constitui uma fonte inesgotável de histórias magníficas à espera de serem imaginadas, visualizadas e construídas. A arquitectura é um objecto tão intensamente físico e visível no espaço que a sua presença acaba, inevitavelmente, por influenciar cada um de nós. Talvez por isso, na cultura contemporânea, arte e arquitectura partilhem cada vez mais questões comuns, estreitando as suas fronteiras disciplinares para compor um complexo maior, cujo sentido nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos.

Neste linha de acção, Filipe P. Neto traz ao Museu de Ovar uma exposição de fotografia que parece ilustrar na perfeição este cruzamento de interesses entre arte e arquitectura. “Negative Underground” tem como enfoque o edifício sede da EDP do Porto, em particular a zona envolvente ao Auditório, e nela o artista desenvolve uma série fotográfica a preto e branco, utilizando o negativo das fotografias para transformar as sombras em luz e vice-versa. Deste modo, propõe uma realidade alternativa que ultrapassa a simples informação que o espectador recebe através dos sentidos, dando a ver uma outra forma de percepcionar o espaço.

O resultado desta abordagem à margem das convenções é espantoso, resultando numa sequência de imagens de enorme beleza, a luz a desempenhar um papel primordial e a conferir ao conjunto um toque de suave harmonia. Ondulantes, as linhas acentuam a noção de espaço como se de verdadeiras zonas de fronteira se tratassem, o todo contrastado em nuances de luz e sombra. Ainda que perfeitamente identificável, o objecto fotografado é assumidamente manipulado, deixando-se ao espectador a liberdade de o descodificar ou de fruir dele assim mesmo. Mais uma excelente exposição que aporta ao belíssimo espaço da Sala dos Fundadores do Museu de Ovar e que pode ser vista até ao próximo dia 01 de Setembro de 2018.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Filipe P. Neto nasceu no Porto, em 17 de Abril de 1967. Licenciado em Engenharia Electrónica e trabalhando nessa área, é um amante da fotografia desde muito novo, tendo concluido em 2010 o curso de “Fotografia Digital” no Instituto Português de Fotografia. Participou nos livros internacionais “No words”, 1xInnovations AB and photographers, 2012 e “Mono”, 1xInnovations AB and photographers, 2014. Colectivamente expôs no porto, Sulaymaniyah (Iraque, 2012) e Portland (estados Unidos, 2015). Individualmente, a sua exposição fotográfica “Transições” passou pelo Porto, Santa Maria da Feira e Monção. Já a exposição “Sonoridades”, composta por fotografias da Casa da Música, pôde ser vista em Vila do Conde, Felgueiras, Valongo e Porto. Foi por duas vezes finalista do International Photography Award – EMERGENT DST – 2012 e 2013, integrado nos Encontros da Imagem e no concurso de fotografia “Objectivamente Gaia”, 2013, promovido pelo Turismo de Gaia. Recebeu também três Menções Honrosas no IPA – International Photography Awards – 2014, com a série “Stairs Variations”.

Sem comentários:

Enviar um comentário