Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2018

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Frida Kahlo - As Suas Fotografias"



[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Frida Kahlo – As Suas Fotografias”
Centro Português de Fotografia
06 Jul > 04 Nov 2018


Parte do arquivo fotográfico pessoal de Frida Kahlo está, desde a passada sexta feira, em exposição no Centro Português de Fotografia. Sob a curadoria de Pablo Ortiz Monasterio, reconhecido fotógrafo mexicano, e com a direcção de Hilda Trujillo Soto, directora do Museo Frida Kahlo (situado na Cidade do México), “Frida Kahlo – As Suas Fotografias” revela um pouco melhor a forma como Frida se comportava, relacionava e via o mundo, ao mesmo tempo que renova o nosso olhar sobre aquela que é uma das mais importantes e enigmáticas artistas da América Latina.

Centrada em seis temas fulcrais – “As Origens”, “A Casa Azul”, “Política, Revoluções e Diego”, “O Corpo Acidentado”, “Fotografia” e “Os Amores” -, a mostra integra 241 das mais de 6500 fotografias fechadas, há mais de 50 anos, na residência de Frida Kahlo. São instantâneos tirados pela própria artista, por familiares e amigos pessoais, casos de Man Ray, Martin Munkácsi, Edward Weston, Brassaï, Tina Modotti, Pierre Verger e Manuel Álvarez Bravo e que permitem conviver de mais perto com momentos determinantes da vida da artista, desde o acidente que a incapacitou à recuperação, passando por imagens de homens e mulheres com quem manteve relações mais próximas, mesmo íntimas.

O conjunto agora apresentado foi preservado graças ao amor de Frida Kahlo pela arte fotográfica. A artista cuidou, fruiu das fotografias e trabalhou-as – colorindo-as, imprimindo-lhes beijos, recortando-as ou inscrevendo-lhes pensamentos. Estas fotografias reflectem as particularidades e interesses da pintora ao longo da sua vida atribulada: a família, o fascínio por Diego Rivera, seu marido, os múltiplos amores, os amigos e alguns inimigos, o corpo acidentado e a ciência médica, a luta política e a arte, os índios e o passado pré-histórico e a paixão pelo México e pelo seu povo. São fotos que, em grande parte, foram utilizadas como ferramentas de trabalho para as suas telas e que encerram, por todos os motivos, um extraordinário valor documental e histórico. A não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário